Topo

A volta dos personagens de "Arquivo X" que anteciparam o 11 de setembro

Alexandre Matias

22/07/2015 23h05

the-lone-gunmen

O primeiro episódio da série "The Lone Gunmen", que estreou em março de 2001 nos Estados Unidos, durou apenas alguns capítulos e nunca foi exibida no Brasil, é estranhamente incômodo, visto com olhos de hoje. Afinal de contas, descreve um atentado de mentira feito na surdina por autoridades americanas no solo de seu próprio país, mais especificamente ao fazer um avião atingir o World Trade Center – menos de um semestre antes do 11 de setembro de 2001 entrar para a história como o dia em que aviões atingiram as Torres Gêmeas, levantando todo tipo de paranoia de conspiração, inclusive a de que os EUA havia orquestrado tudo para justificar a invasão do Afeganistão e depois do Iraque. No seriado, o atentado foi evitado, o que não aconteceu cinco meses depois. Parece uma piada de mau gosto, mas é verdade:

Os Lone Gunmen do título do seriado eram coadjuvantes do seriado Arquivo X e ganharam sua própria série entre março e junho de 2001) por crescerem em popularidade. Os Pistoleiros Solitários se definiam desta forma em homenagem à teoria que diz que o presidente americano John Kennedy foi assassinado por uma única pessoa e não como objetivo de todas as teorias de conspiração política que surgiram após sua morte – o título de sua newsletter (The Magic Bullet, A Bala Mágica) também faz homenagem a esta conspiração. Os três paranoicos eram o veterano Melvin Frohike (vivido por Tom Braidwood), o nerd Richard "Ringo" Langly (vivido por Dean Haglund) e o cauteloso John Fitzgerald Byers (Bruce Harwood) e o trio voltará na nova encarnação de Arquivo X, que estreia no ano que vem. A confirmação veio do próprio Hanglund, depois que uma amiga sua comentou no Twitter.

DEAN HAGLUND no Twitter yep, it's true. https t.co w718E0y6i8 .

Os Pistoleiros Solitários eram especializados em teorias da conspiração de natureza política e funcionavam como uma espécie de fonte de informações de Fox Mulder quando suas investigações sobre paranormalidades e o sobrenatural esbarravam nas intrincadas redes de dados do governo, pedindo ajuda para conseguir documentos e códigos de acesso. Ao serem confirmados de volta no seriado, eles também confirmam a linha cronológica que continuou na versão em quadrinhos do seriado, quando a morte do trio, citada no episódo Jump the Shark para justificar o fim da série paralela, foi revelada como tendo sido encenada, para que eles pudessem continuar suas operações ainda mais secretamente.

Um teaser da próxima temporada do seriado foi revelado na semana passada, mas embora não acrescente nada demais, é bom ver que o novo Arquivo X realmente está sendo produzido e não é só uma vontade imaginária dos fãs da velha série.

A volta dos Pistoleiros Solitários ao seriado reforça o tom político que acompanhará a nova temporada, que já tem entre seus novos personagens um influente dono de site de direita, vivido pelo ator Joel McHale. Resta saber se seus roteiristas poderão prever outro evento paranoico com tamanha precisão…

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias