Topo

Caixa comemorativa recupera o disco perdido do Velvet Underground

Alexandre Matias

22/12/2017 19h01

Uma das bandas mais influentes do mundo completou 50 anos de vida fonográfica neste ano que chega ao fim, mas a comemoração do aniversário acaba de ser anunciada para fevereiro, quando uma parceria da gravadora Verve com o selo UMe reúne toda discografia do Velvet Underground em uma única caixa comemorativa. Chamada apenas de The Velvet Underground, a caixa traz todos os quatro discos oficiais da banda (The Velvet Underground & Nico de 1967, White Light/White Heat de 1968, The Velvet Underground de 1969 e Loaded de 1970) e o primeiro disco solo de sua primeira vocalista Nico (Chelsea Girl, de 1967), mas a grande estrela da coleção é o álbum 1969, que teria sido o quarto disco da banda caso não fosse recusado por sua gravadora na época, a MGM.

São vinte faixas que depois apareceram em outros lançamentos e edições mas que estão sendo reunidas pela primeira vez como um disco duplo. 1969 traz a banda em sua formação final, após a saída do fundador John Cale, quando este foi substituído pelo baixista Doug Yule. Essa é a ordem das faixas do chamado "disco perdido" do Velvet Underground:

Lado 1
"Foggy Notion (original 1969 mix)"
"One Of The Days (2014 mix)"
"Lisa Says (2014 mix)"
"I'm Sticking With You (original 1969 mix)"
"Andy's Chest (original 1969 mix)"

Lado 2
"I Can't Stand It (2014 mix)"
"She's My Best Friend (original 1969 mix)"
"We're Gonna Have A Real Good Time Together (2014 mix)"
"I'm Gonna Move Right In (original 1969 mix)"
"Ferryboat Bill (original 1969 mix)"

Lado 3
"Coney Island Steeplechase (2014 mix)"
"Ocean (original 1969 mix)"
"Rock & Roll (original 1969 mix)"
"Ride Into The Sun (2014 mix)"

Lado 4 (faixas bônus)
"Hey Mr. Rain (version one)"
"Guess I'm Falling In Love instrumental version)"
"Temptation Inside Your Heart (original mix)"
"Stephanie Says (original mix)"
"Hey Mr. Rain (version two)"
"Beginning To See The Light (early version)"

Gravado entre maio e outubro de 1969, o material que aparece neste novo lançamento já tinha sido lançado nas duas coletâneas de raridades que foram lançadas pela banda nos anos 80 (V.U., de 1985, e Another View, do ano seguinte), mas parte das faixas vem em versões mixadas em 2014. Há ainda versões para músicas do disco de 1970 (como "Ocean" e "Rock & Roll") gravadas no mesmo período e até uma música com John Cale, "Stephanie Says". A caixa The Velvet Underground é limitada a mil cópias e já está em pré-venda. Seu lançamento está previsto para o dia 23 de fevereiro do ano que vem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caixa comemorativa recupera o disco perdido do Velvet Underground - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Mais Posts