Qual personagem coadjuvante dos Simpsons teve mais falas em 27 temporadas?
Alexandre Matias
02/10/2016 23h55
Começando sua 28ª temporada, os Simpsons são o programa de TV de elenco fixo mais longevo da história – e sua influência e importância cultural ainda deve ser medida. E em 27 anos de carreira, a família amarela inventada por Matt Groening gerou uma quantidade impressionante de dados, prato cheio para analistas pop como o norte-americano Todd W. Schneider, que dedicou um post inteiro de seu site a navegar pelos números dos Simpsons.
E entre gráficos de audiências, um forte desequilíbrio de gênero (25% dos diálogos dos Simpsons são ditos por mulheres – se tirarmos Lisa e Marge o número cai para menos de 10%; reflexo de outro número: 10% dos roteiristas são mulheres), anotações sobre as interações e aparições de Homer e Bart e os principais cenários da série, o analista de dados consegue decifrar quais personagens dos Simpsons mais falam nas 27 temporadas: Homer lidera (com mais de 250 mil palavras), seguido por Marge (com 150 mil), depois por Bart (mais de 120 mil) e Lisa (100 mil). Mas além da família central, quais personagens coadjuvantes que mais têm fala em toda a existência dos Simpsons?
E a resposta é: Senhor Burns.
Seguido do Moe, Skinner, Flanders, Krusty, vovô Simpson, chefe Wiggum, Kent Brockman e a lista continua abaixo (repare como tem pouca mulher no seriado – as personagens femininas têm faixa vermelha).
São mais de 600 episódios sem nenhuma previsão de parar num futuro próximo. Para a nova temporada seus produtores querem concluir um desafio que vêm se impondo desde o início do desenho: criar um episódio de uma hora que precise de cada um dos sessenta minutos para ter sua história contada (todas as tentativas até hoje puderam ser editadas para caber no tamanho de 23 minutos do desenho). Como o próprio Todd Schneider conclui em seu post…
E o próprio Todd nos lembra que isso foi dito no 138° episódio da série, menos de um quarto da duração de todas as temporadas. Longa vida aos Simpsons!
Sobre o Autor
Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.
Sobre o Blog
A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.