Topo

Os detalhes que você não percebeu no trailer de "O Despertar da Força"

Alexandre Matias

20/10/2015 12h11

A essa altura da terça-feira você já deve ter visto umas dez vezes o novo trailer do Episódio VII de Guerra nas Estrelas, que passou ontem à meia-noite na ESPN (inclusive no Brasil), e em seguida apareceu online. Mas além de Leia, de Finn empunhando o sabre de luz frente a Kylo Ren, dos lens flare de J.J. Abrams e do fato da saga original ter sido esquecida, o que mais rolou no trailer que passou despercebido? Vamos ver mais uma vez?

Trailer oficial de "Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força"

Começando a dissecar o trailer, a primeira imagem que vemos é esta:

Rey entra no que parece ser um cruzado imperial vestida com um traje próprio para o deserto usando uma máscara que parece ter sido feita a partir dos óculos de um capacete de um stormtrooper original.

Ouvimos a voz que parece ser do personagem de Lupita Nyong'o, a pirata Maz Kanata. Isso não quer dizer que esse encontro ocorra dentro dos destroços da velha nave imperial, a voz é apenas utilizada para nos apresentar à nova personagem, Rey. O fato de ela ser o primeiro personagem a ser exibido vem reforçar que ela pode ser a grande protagonista desta nova trilogia e não Finn, como muitos supunham.

O que nos leva a uma das grandes questões deste trailer: quem é Rey? Sabemos que ela vive recuperando ferro velho para vender, mas não sabemos o envolvimento que ela tem com a saga. Ela encontra-se com Finn ainda no início do filme, em seu planeta natal Jakku. Mas será que ela é uma Skywalker?

As cenas da personagem, principalmente seu diálogo inicial, neste trailer remetem muito à sensação de não-pertencimento que Luke Skywalker tinha antes de sair de Tatooine, no Episódio IV.

Aí vemos Finn.

E pela primeira vez o vemos retirando o capacete de Stormtrooper, o que nos leva a crer ainda mais que ele é um soldado fugitivo – e não que esteja se disfarçando, como alguns cogitavam. A cena da queda de um caça TIE no planeta é outro indício que ele trabalhava para a Primeira Ordem (a iniciativa que substituiu a queda do Império).

Ele cai no planeta Jakku e vaga pelo deserto até encontrar o que parece ser a vila que Rey mora, no detalhe abaixo. Mas ele caiu depois de uma luta e abandonou seu cargo após perceber que estava do lado errado ou desertou antes de ser abatido – e por isso mesmo foi caçado?

Depois somos mais uma vez apresentados ao vilão Kylo Ren, que aparece pela primeira vez usando um capacete bem parecido com o de Darth Vader. Ele fala em "terminar o que você começou" logo que o capacete de Vader entra em cena, como se estivesse disposto a retomar os planos do Império. A assinatura visual de J.J. Abrams – o brilho distorcido que toma conta da tela que é conhecido por "lens flare" em inglês – invade o campo de visão de Ren, mas…

…de onde vem esse brilho?

Será o brilho do chamado Starkiller, a grande arma deste filme que apareceu de relance no pôster oficial, divulgado no domingo?

Também vemos a máscara de Kylo Ren pela primeira vez de frente – e perceba que ela está gasta como se também já tivesse sido usada… Será que Ren é um caçador de relíquias do Império que quer voltar aos "bons tempos da ditadura"?

No trailer também vemos Ren usando a Força ao erguer a mão em direção a câmera em uma cena que já havíamos visto, mas não sabíamos que ele estava torturando Poe Dameron, provavelmente o melhor piloto de caças X-Wing.

Na cena de tortura, Poe parece ver um planeta inteiro sendo dizimado. Será que Kylo Ren está criando alucinações para assustá-lo ou mostrará o potencial de destruição da nova arma?

Também vemos a Falcon Millenium e… atenção, reparos e mudanças no acabamento da nave de Han Solo foram feitos!

Han Solo surge quase avesso ao seu personagem original: mais velho e sereno, não faz piadinhas nem banca o durão. E parece assumir um papel que já foi de Obi-Wan Kenobi…

Nesta cena ele explica que "O lado escuro… Os Jedi… É tudo verdade", como se as histórias da saga original fossem apenas lendas. Ele conta isso para Finn e Rey em frente a um holograma do universo conhecido.

E vemos a nave de Han Solo entrar na hipervelocidade.

Um take bem parecido com a alta velocidade que J.J. Abrams criou para os novos Jornada nas Estrelas, veja:

Depois vemos o "exército" de Kylo Ren – e ele parece mais um grupo de guerreiros mercenários (algo me lembrou os cavaleiros templários) do que uma tropa de soldados.

Também vemos como a nova Aliança Rebelde vem conseguindo abater as bases da Primeira Ordem…

Em uma cena antes de um ataque, Poe Dameron cumprimenta Finn como se ele tivesse feito algo fora do comum. Finn não parece feliz com o cumprimento.

A primeira vez que vemos um X-Wing caçando um TIE fighter: repararam que é um X-Wing preto?

E esse palácio para onde Han Solo conduz Finn, Rey (ela está ali, repare) e o robô BB8? Aposto que é onde encontram Maz Kanata. E repare, pela grama, que não é em Jakku. É provavelmente para onde eles vão com a Millenium Falcon após a cena de batalha no planeta desértico.

E eis uma explicação para que a Capitã Phasma tenha sua armadura prateada: motivos para J.J. Abrams gastar seu lens flare sem culpa!

Repararam que nesta cena Rey está chorando próxima a algo que parece ser o cadáver de alguém? Será que Han Solo morre? Isso seria devastador não apenas para os novos personagens, mas para duas gerações inteiras de fãs.

A cena em que Han Solo, Finn e Chewbacca são repreendidos guarda um segredo: eles não foram presos, afinal estão baixando as mãos logo depois de serem desarmados.

Há uma especulação que a arma Starkiller (curiosidade – sabiam que este era o sobrenome original de Luke, nos primeiros rascunhos do filme?) não é uma nave do tamanho de um planeta – e sim um planeta que foi transformado em arma. Será que é um planeta gelado como Hoth? Porque se for, repare nesta trincheira que aparece no chão nesta cena de batalha.

Será que vamos rever uma cena parecida com o final do Episódio IV?

E se Rey chorou daquele jeito na cena anterior, ela pode ter canalizado toda sua tristeza em raiva. E sabemos que a raiva é o caminho para o Lado Negro…

Duas cenas rápidas, que se você piscar nem percebe no trailer: a Falcon Millenium em chamas e uma base imperial (ou da Primeira Ordem) sendo destruída.

E depois vemos Leia pela primeira vez. Ela está saudosa da Han Solo num reencontro ou lamenta alguma perda ao lado do velho companheiro?

O trailer termina com Kylo Ren enfrentando Finn, que empunha o sabre de luz azul. Mas algo me diz que ele não vai ser o Jedi da vez…

E assim termina o novo trailer!

Vamos ver de novo?

Trailer oficial de "Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força"

E aí, faltou algo? O que mais eu não vi?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os detalhes que você não percebeu no trailer de "O Despertar da Força" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Mais Posts