Topo

Sobre o autor

Alexandre Matias

06/03/2015 12h14

Alexandre Matias, 41, nasceu em Brasília e mudou-se para Campinas em 1993, quando prestou Ciências Sociais na Unicamp. No ano seguinte começou a trabalhar como jornalista no Diário do Povo, em Campinas, e em 1995 criou a coluna Trabalho Sujo, que manteve em papel pelo tempo que ele trabalhou no jornal, até 1999, quando foi convidado para ser editor do Caderno C do Correio Popular, também em Campinas. Na mesma época transformou o Trabalho Sujo em seu site, que mantém até hoje.

Atualmente mantém o podcast Vida Fodona e uma coluna sobre música brasileira na revista Caros Amigos. Também produz a festa semanal Noites Trabalho Sujo na Trackers, no centro de São Paulo. Participa e produz seminários e debates sobre música, jornalismo, cultura e tecnologia e coordena o curso semestral O Ecossistema da Música, no Espaço Cult. Traduziu livros, HQs e contos de nomes como Robert Crumb, Kim Gordon, Peter Lamborn Wilson, William Burroughs, Dave Gibbons, J.G. Ballard, Gilbert Sheldon, além da versão romanceada para O Império Contra Ataca.

Mora em São Paulo desde 2001, quando tornou-se editor-executivo da Conrad Editora, onde também editou a revista Play, pioneira publicação sobre cultura digital, e coordenou a produção de revistas como Pokémon e Nintendo World e mangás como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco. Em 2004 criou e foi editor-chefe da agência de notícias do projeto Trama Universitário, da gravadora Trama, em que coordenava a distribuição de conteúdos produzidos por mídias universitárias de todo o Brasil. Lá também publicou o livro Cultura Livre, de Lawrence Lessig, disponibilizado gratuitamente online e enviado para 2 mil bibliotecas universitárias do Brasil. Em 2007 tornou-se editor-assistente do caderno Link do jornal O Estado de S. Paulo e foi promovido a editor a partir de 2010. Em 2012 foi contratado como diretor de redação da revista Galileu, da editora Globo, cargo que ocupou até o início de 2014.

Foi curador do Festival da Cultura Inglesa (2011 e 2012), do Prata da Casa do Sesc Pompéia (2012) e do Circuito Cultural Paulista (2015), participou de comissões julgadoras do projeto Rumos: Música do Itaú Cultural (2004) e do Natura Musical (2014). Também participou de debates e palestras em eventos como Campus Party (2008-2013), Sónar São Paulo (2004), YouPix (2009-2013), Festival Eletronika (2003-2005), Red Bull InfoSessions (2007-2009), entre outros. Participou da concepção do programa de TV Urbano (2008-2010) e é consultor do Prêmio Multishow de Música Brasileira (2012-2016) e integrante do conselho consultivo da Semana Internacional da Música de São Paulo.

Mora em São Paulo, é corintiano, beatlemaníaco e cria duas cachorras com sua mulher, Mariana.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias