Topo

Humanz, novo disco do Gorillaz, estreia ao vivo e reúne pela primeira vez Noel Gallagher e Damon Albarn em uma mesma música!

Alexandre Matias

25/03/2017 20h42

A banda de desenho animado Gorillaz encerrou a semana escancarando tudo sobre seu novo álbum, que vinha sendo anunciado no conta-gotas desde o ano passado. Além do título e da data de lançamento (Humanz será lançado dia 28 de abril), o grupo ainda revelou a capa, a ordem das músicas (tanto da versão simples quanto da versão deluxe) e quatro novas músicas. Uma delas, especificamente, é um registro histórico de uma colaboração entre dois dos maiores rivais da música pop recente, quando a faixa "We Got the Power" reúne finalmente dois gênios do pop contemporâneo, Damon Albarn e Noel Gallagher, em uma mesma gravação.

Líderes respectivamente do Blur e do Oasis, os dois popstars ingleses alimentaram uma rivalidade no auge de suas bandas, na última década do século passado, quando disputavam o trono do pop inglês dos anos 90, na cena conhecida como britpop. A rusga foi amaciando com o passar dos anos e os dois até subiram juntos no palco para tocar músicas um do outro em diferentes ocasiões, mas "We Got the Power" é a primeira vez que os dois gravam algo juntos. Damon, um dos donos do Gorillaz, sempre elogiou o trabalho de Noel, mesmo quando suas duas bandas batiam boca em público, e comemorou a presença do ex-rival em seu disco, em entrevista à rádio inglesa X: "É demais, ele é fantástico no estúdio. É bom quando você vê como alguém faz o seu trabalho. Ele é ótimo". Na mesma entrevista, ele disse ter chamado Jenny Beth, das Savages, para "tirar um pouco da testosterona" da faixa. O curioso é que Noel não está creditado oficialmente na faixa, enquanto Jenny está.

Além de "We Got the Power", a banda fictícia também mostrou outras músicas do novo disco em vídeos específicos, como "Saturnz Barz (Spirit House)", com vocais do rapper Popcaan:

"Ascension", com vocais de Vince Staples:

E "Andromeda", com vocais de D.R.A.M.:

As quatro novas faixas foram reunidas em um clipe 360 graus dirigido por Jamie Hewlett, o outro dono dos Gorillaz:

A capa de Humanz é essa:

E essa é a relação com todas as músicas da edição simples:

"Ascension (feat. Vince Staples)"
"Strobelite (feat. Peven Everett)"
"Saturnz Barz (feat. Popcaan)"
"Momentz (feat. De La Soul)"
"Submission (feat. Danny Brown and Kelela)"
"Charger (feat. Grace Jones)"
"Andromeda (feat. D.R.A.M.)"
"Busted and Blue"
"Carnival (feat. Anthony Hamilton)"
"Let Me Out (feat. Mavis Staples and Pusha T)"
"Sex Murder Party (feat. Jamie Principle and Zebra Katz)"
"She's My Collar (feat. Kali Uchis)"
"Hallelujah Money (feat. Benjamin Clementine)"
"We Got The Power (feat. Jehnny Beth)"

E estas são as faixas extra da edição deluxe:

"The Apprentice (feat. Rag'n' Bone Man, Zebra Katz, and RAY BLK)"
"Halfway To The Halfway House (feat. Peven Everett)"
"Out Of Body (feat. Kilo Kish, Zebra Katz, and Imani Vonshà)"
"Ticker Tape (feat. Carly Simon and Kali Uchis)"
"Circle Of Friendz (feat. Brandon Markell Holmes)"

O grupo também apresentou-se ao vivo na sexta-feira, mostrando a íntegra do disco pela primeira vez frente ao público da casa Printworks, em Londres. Como o disco, o show estava repleto de convidados, como Noel Gallagher, Danny Brown, Pusha T, Jehnny Beth, Anthony Hamilton e De La Soul (veja a apresentação ao lado destes últimos, na faixa "Momentz"):

Mas nada de Snoop Dogg. Hmmm…

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias