Topo

Será que Banksy é um alter ego de Robert "3D" Del Naja, do Massive Attack?

Alexandre Matias

02/09/2016 09h08

3d

Uma teoria elaborada no início do ano por um site escocês a partir de um rumor começa a repercutir online: o renomado e anônimo grafiteiro subversivo Banksy na verdade seria uma identidade secreta criada por Robert "3D" Del Naja, integrante do trio de trip hop Massive Attack. O rumor teria começado a partir de alguém ligado à revista italiana Il Cartello, mas começou a ganhar forma a partir de uma investigação feita pelo site Tenement TV.

A hipótese parece absurda, mas uma série de pontos em comum foram sendo levantados – além do fato dos dois artistas serem ingleses, contemporâneos e de 3D ser o responsável pelo visual do Massive Attack. Essa conexão levou ao livro 3D & the Art of Massive Attack, que tem seu prefácio escrito pelo controverso artista visual: "Quando eu tinha 10 anos, um garoto chamado 3D estava mostrando serviço ao pintar as ruas. 3D deixou de pintar e formou a banda Massive Attack, que pode ter sido uma boa para ele, mas foi uma grande perda para a cidade."

follow-your-dreams-cancelled

A partir daí, a investigação do site conectou grandes aparições do artista com as turnês internacionais do grupo: o aparição do Massive Attack em Los Angeles, em setembro de 2006, coincide com o famoso incidente de Banksy na Disneylândia californiana, doze dias após o show do grupo.

A residência de Banksy em Nova York em 2013, que começou com um mural pintado no dia primeiro de outubro, bate também com os shows que a banda fez na cidade no final de setembro daquele ano por quatro noites.

illegal

Uma série de outras aparições de obras públicas do artista, famoso justamente por deixar sua marca sem aviso, também batem com outros shows da banda de Bristol. O site até entrevistou um velho colaborador do grupo, o músico e engenheiro de som Euan Dickinson, sobre o rumor: "Sei que o Massive (Attack) é bem lento pra lançar músicas, mas nunca me ocorreu que ele pudesse ser Banksy, a não ser que ele estivesse me enganando também."

no-future

Mas uma coisa é certa: mesmo que seja apenas uma teoria, ela vai ajudar a divulgar o trabalho do grupo, que aos poucos está preparando um novo disco. O grupo lançou um EP através de seu próprio aplicativo Fantom e uma das faixas, "The Spoils" com a cantora Hope Sandoval, teve clipe com Cate Blanchett, olha aí:

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias