Topo

Imagine se todos pudessem ouvir o disco novo de Beyoncé...

Alexandre Matias

29/08/2016 09h23

beyonce-vma-2016

Ainda não dá para mensurar o tamanho do estrago feito por Beyoncé no pop atual em 2016 – mesmo porque este estrago ainda está sendo feito. A apresentação dela ontem na premiação da MTV foi mais um capítulo desta saga audiovisual.

Impressionante.

Mas o mais impressionante é que, por mais que a maioria do público presente berrasse as letras de todas as músicas, as quatro músicas apresentadas – "Pray You Catch Me", "Hold Up", "Sorry", "Don't Hurt Yourself" e "Formation" – não são conhecidas de todas as pessoas. Porque Lemonade é um disco pop tão maiúsculo quanto o Thriller de Michael Jackson, fundindo forças tão díspares quanto os rompantes feministas de Taylor Swift em seu 1989 com o gesto negro de Kendrick Lamar em seu To Pimp a Butterfly, com uma dor pessoal sangrada em público.

Ao desenvolver o conceito de vídeo-álbum, que havia rascunhado em seu disco de 2013 (o disco feminista que levava apenas seu nome como título), Beyoncé tem transcendido os limites do disco ao espalhá-lo por diferentes mídias, formatos e molduras. Ela o lançou no início do ano ao apresentar o single "Formation" na apresentação do Superbowl. Depois mostrou que a mesma "Formation" (que já havia sido um choque para o pop norte-americano, principalmente ao apertar forte as feridas do racismo e do machismo) era apenas um apêndice de uma dor maior: o álbum Lemonade, lançado apenas no serviço de streaming Tidal e como um filme de arte exibido pela HBO, sangrava toda a dor da traição de um casamento, cenas de um divórcio – no caso de Jay Z, o MC executivo que está virando primeiro-damo – em tempo real. O disco prosseguiu ao vivo, numa turnê que vem sendo considerada uma das mais bem sucedidas da história e a apresentação na MTV foi só mais um passo.

Mas para muitos, foi a primeira vez que essas músicas foram ouvidas e esse é um dos grandes impasses de 2016: a exclusividade de algumas obras a certas plataformas de streaming tem reprimido o alcance de discos que, em outras épocas, teriam um público muito maior. O mesmo aconteceu com os discos mais recentes de Rihanna (que, no dia do lançamento, liberou o disco pra download em um tweet) e de Kanye West, além do recém-lançado Blonde, de Frank Ocean, que, ao ser lançado como conteúdo exclusivo Apple Music, bateu recordes de downloads ilegais, ressuscitando um hábito que muitos achavam que já tinha sido extinto, ao bater a casa dos 750 mil downloads.

A exclusividade de Beyoncé no Tidal ainda é mais preocupante, porque seu disco é mais universal e com Lemonade ela senta-se no trono do pop mundial, sem contar sua importância contra o machismo e o racismo. Ao ofuscar todo o resto da premiação da MTV, Beyoncé prova que sabe do impacto de sua majestade, mas ela ainda está restrita pelas correntes do streaming. Ela já lançou alguns clipes em seu canal do YouTube, mas como ela faz questão de enfatizar, Lemonade é um todo, um álbum, um conjunto de canções que conta uma história – pessoal, sim, mas uma que todos podem se identificar. Essencialmente pop, mesmo com sua importância política – ou justamente por causa desta. Ainda vou gastar mais linhas para falar desse disco até o final do ano, pois cada vez mais entendo que Lemonade é o grande disco desta década.

Mas como nem todo mundo pode ouvi-lo ainda, seu impacto ainda é restrito. Imagine se todos pudéssemos ouvi-lo livremente…

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias