Topo

Um filme do "Futurama" feito por um fã - e sem computação gráfica!

Alexandre Matias

02/08/2016 08h03

futurama-bender

Por mais que os Simpsons sejam o clássico eterno de Matt Groening, não dá para deixar Futurama em segundo plano. O seriado de ficção científica que estreou em 1999 talvez seja sua verdadeira obra-prima, não apenas por bolar uma narrativa que fizesse sentido tanto dentro de sua linha do tempo (que se passa daqui a mil anos) quanto fazendo referência aos nossos dias. Isso sem contar alguns dos melhores personagens já criados para a televisão e inúmeros easter-eggs para todos tipos de nerds – desde os de cultura pop (com citações a clássicos do gênero e links para outras criações de Groening) aos de ciência (com equações matemáticas, idiomas inventados e piadas com leis da física). Não é por acaso que, por maior que o público dos Simpsons seja, o culto a Futurama seja mais intenso, profundo e fiel.

Um ótimo exemplo é o filme Fan-O-Rama, idealizado e criado pelo norte-americano recém-transformado em diretor Dan Lanigan. Dono da empresa Cinema Relics, que começou se especializando em colecionar itens de filmes clássicos e hoje organiza até competições em cenários reais em que marcos de Hollywood foram realizados, Dan resolveu fazer um filme com atores em carne e osso inspirado em seu desenho favorito de Matt Groening. A obsessão pela ficção científica clássica o fez transformar essa produção em um desafio extra: recriar o mundo do século 31 sem usar efeitos gerados por computação gráfica.

O idealizador do filme Dan Lanigan entre os atores Katie Lanigan (Leela) e e Kody Frederick (aqui como o professor Farnsworth)

O idealizador do filme Dan Lanigan entre os atores Katie Lanigan (Leela) e e Kody Frederick (aqui como o professor Farnsworth)

O resultado é um filme feito com horas de maquiagem e recriações literais de personagens inteiros, como o robô Bender (que é um misto animatronic com marionete de operado por nove pessoas ao mesmo tempo – quatro apenas para a cabeça), e que deve ficar pronto ainda este semestre, embora seu realizador prefira não precisar uma data. Ele também já anunciou que o filme vai ser exibido apenas no YouTube e sem comerciais, para evitar problemas com direitos autorais. O trailer foi revelado no mês passado, olha só:

E aos poucos ele vem mostrando os personagens na conta do Instagram da Cinema Relics:

futurama-professor

futurama-zoidberg

amy-wong

hermes-conrad

futurama-planet-express

Demais, não?

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias