PUBLICIDADE
Topo

"Pure McCartney": O que é que Paul McCartney está aprontando?

Alexandre Matias

31/03/2016 09h14

puremccartney

Esta semana Paul McCartney voltou a ativar suas redes sociais com teasers em vídeo. O primeiro deles apenas trazia seu sobrenome escrito sobre um fundo preto e uma colagem de sons indecifrável:

Pra quem não conseguiu acompanhar tudo, segue a relação das músicas listadas:

"Maybe I'm Amazed"
"Heart of the Country"
"Jet"
"Warm and Beautiful"
"Listen to What the Man Said"
"Dear Boy"
"Silly Love Songs"
"The Songs They Were Singing"
"Uncle Albert/Admiral Halsey"
"Early Days"
"Big Barn Red"
"Another Day"
"Flaming Pie"
"Jenny Wren"
"Too Many People"
"Let Me Roll It"
"NEW"
"Live and Let Die"
"English Tea"
"Mull of Kintyre"
"Save Us"
"My Love"
"Bip Bop"
"Let 'Em In"
"Nineteen Hundred and Eighty-Five"
"Calico Skies"
"Hi Hi Hi"
"Waterfalls"
"Band on the Run"
"Appreciate"
"Sing the Changes"
"Arrow Through Me"
"Every Night"
"Junior's Farm"
"Mrs. Vandebilt"
"Say Say Say (2015 Remix)"
"My Valentine"
"Pipes of Peace"
"The World Tonight"
"Souvenir"
"Dance Tonight"
"Ebony and Ivory"
"Fine Line"
"Here Today"
"Press"
"Wanderlust"
"Winedark Open Sea"
"Beautiful Night"
"Girlfriend"
"Queenie Eye"
"We All Stand Together"
"Coming Up"
"Too Much Rain"
"Good Times Coming"/"Feel the Sun"
"Goodnight Tonight"
"Baby's Request"
"With a Little Luck"
"Little Willow"
"Only Mama Knows"
"Don't Let It Bring You Down"
"The Back Seat of My Car"
"No More Lonely Nights"
"Great Day"
"Venus and Mars"/"Rock Show"
"Temporary Secretary"
"Hope for the Future"
"Junk"

São mais de seis dezenas de canções, mais da metade hits instantâneos, o que já caracterizaria como a mais completa coletânea de sua carreira pós-Beatles. E já faz um tempo que Paul McCartney não faz essa retrospectiva em sua discografia. Sua primeira grande coletânea (All the Best!) é de 1987 e em 2001 ele lançou o duplo Wingspam – Hits and History, que dava uma geral em sua banda The Wings, que pilotou entre 1973 e 1984. Depois disso ele lançou o DVD triplo The Paul McCartney Collection reunindo os clipes de sua carreira, mas não há uma compilação em disco que inclua as músicas que ele gravou a partir de 1987.

Fuçando um pouco mais na internet dá para descobrir que a Amazon já reservou espaço para três versões do lançamento, que se chamaria Pure McCartney – uma versão é dupla, outra é quádrupla e uma terceira é em vinil (quádruplo!). A data de lançamento assinalada na loja é dia 20 de junho, dois dias após o aniversário de 74 anos do ex-Beatle.

E ao mesmo tempo, foi posto a venda um single white label (que é o termo usado quando DJs lançam músicas sem querer indicar o que é o lançamento de fato) com tiragem reduzida a 300 exemplares com edits para a faixa "Nineteen Hundred And Eighty Five". É claro que o single já esgotou, mas esse é o selo do single em questão:

paul-white-label

Será que vem mais novidade aí?

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias