Topo

A clássica série de quadrinhos "Preacher" vai virar seriado; assista

Alexandre Matias

02/11/2015 09h38

preacher

Um dos grandes marcos dos anos 90, a série Preacher, escrita por Garth Ennis e desenhada por Steve Dillon, finalmente será adaptada para além dos quadrinhos. Depois de diversas tentativas – a Miramax tentou no final dos anos 90, a HBO tentou há dez anos e até Sam Mendes quase dirigiu um filme inspirado na série -, a incumbência de trazer o sórdido universo de um pastor com um passado violento e detentor de poderes sobrenaturais ficou por conta do ator Seth Rogen, do roteirista Evan Goldberg (que dirigiu Rogen em filmes como A Entrevista e É o Fim, além de produzir outros filmes com o ator, como Vizinhos, 50%, Besouro Verde e Segurando as Pontas) e do produtor Sam Catlin (que trabalhou em Breaking Bad), que trarão o seriado para o canal AMC, o mesmo de séries bem sucedidas como Mad Men, Breaking Bad e The Walking Dead. Foi no intervalo do episódio de domingo desta última inclusive que a emissora revelou o primeiro trailer da série.

Preacher é um marco dos quadrinhos por ter se aprofundado ainda mais no universo adulto que uma safra de autores ingleses (notadamente Neil Gaiman, Alan Moore e Grant Morrison) trouxeram ao quadrinho norte-americano de super-heróis nos anos 80. Publicado pelo selo da DC Comics Vertigo, especializado em histórias mais cruas, a série ousou ainda mais na violência e na tensão psicológica, temperadas com a blasfêmia e heresia de um personagem disposto a vingar-se de Deus por ele ter deixado sua criação – a humanidade – à deriva. A brutalidade da série parece ter permanecido intacta pelo que se vê no trailer, mas não há menção há poderes sobrenaturais nem sabemos o quão herege a versão da TV pode ser – já que um dos principais motivos da polêmica nos quadrinhos (e de eles ainda não terem sido adaptados para o cinema ou para a TV) diz respeito às provocações religiosas nada sutis feitas pela narrativa.

A série ainda não tem data de estreia definida, mas será lançada no ano que vem. Ela é estrelada por Dominic Cooper (que viveu o pai de Tony Stark, Howard, tanto no primeiro filme do Capitão América quanto na série Agente Carter) e conta com Ruth Negga e Joe Gilgun no elenco. O próprio Evan Goldberg é o diretor do episódio piloto.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias