Topo

Quem ficou de fora do pôster oficial do "Episódio VII"... e por quê?

Alexandre Matias

18/10/2015 17h01

As especulações do fim da semana passada se confirmaram e a Lucasfilm revelou neste domingo o pôster oficial do Episódio VII de Guerra nas Estrelas, o Despertar da Força. Olha só:

starwars-vii

Tá todo mundo aí, tanto os personagens novos (Finn, Rey, a Capitã Phasma, o piloto Poe Dameron, vilão Kylo Ren, o robôzinho BB8) quanto os velhos (Han Solo, Chewbacca e as primeiras aparições oficiais de Leia, R2D2 e C3PO no novo filme), além das naves X-Wing, Cruzadores Imperiais e a Millenium Falcon.

Há algumas novidades, como o pequeno alienígena de óculos no meio do cartaz (que é bem provável que seja o pirata espacial Maz Kanata, vivido pela atriz Lupita Nyong'o) e a gigantesca nave no canto superior direito, uma versão maior da Estrela da Morte, que pode ser a base Starkiller da Primeira Ordem, a aliança vilã deste filme, que especula-se ser uma dissidência do Império ou um grupo de mercenários que se inspira no Império original, que sucumbido 30 anos antes, como neonazistas que saúdam Hitler décadas depois da Alemanha nazista.

Mas um personagem importantíssimo não aparece no pôster: Luke Skywalker.

Aliás, até agora, Luke não deu as caras oficialmente – apenas sua voz foi utilizada no segundo teaser da série, usando um mesmo texto que ele havia dito no último filme em que apareceu, O Retorno de Jedi. E sua ausência no pôster é mais indício de sua importância no novo episódio.

Será que ele é o responsável pelo novo desequilíbrio da Força (o "despertar" do novo título)? Será que ele é um mestre Jedi em ação ou será que, como se especula, os Jedi, bem como o Império, desapareceram de vez da galáxia? Será que ele tornou-se recluso como os Jedi Obi-Wan Kenobi no Episódio IV ou Yoda no Episódio V e a possibilidade de treinar um novo guerreiro o tirará do autoexílio? Será que ele treinará o novo Jedi? Ou será que ele pode sofrer da maldição de seu pai e passar para o lado negro da Força? Ou será que já passou?

De qualquer forma, a ausência de Luke Skywalker tem um peso muito importante em um filme que ainda nem começou. Será que os personagens precisam encontrá-lo? Ou será que ele volta à ativa por obrigação e não por vontade?

Outro ponto importante diz respeito à posição dos personagens no pôster – mais especificamente ao fato da atriz Daisy Ridley estar no centro da imagem. Será que ela pode ser o personagem mais importante mesmo não sendo o aprendiz de Jedi? Ou será que ela pode ser a aprendiz de Jedi mesmo que quem empunhe o sabre de luz no pôster seja o Finn vivido pelo ator John Boyega?

Por falar em Boyega, ele postou em sua conta no Instagram uma cena misteriosa que pode estar no trailer que será revelado nesta segunda, no canal ESPN nos EUA, às 9h15 no horário de Brasília, conforme o próprio site oficial confirmou.

É o primeiro trailer oficial do novo filme – até então foram exibidos dois teasers – dão continuidade à contagem regressiva para o filme que estreia mundialmente dia 18 de dezembros. Os ingressos nos Estados Unidos começam a ser vendidos amanhã e através deste link você fica sabendo de mais informações sobre os ingressos para as sessões no Brasil.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias