Topo

Fim do mistério: o novo "Beatles 1" é uma coletânea de vídeos; assista

Alexandre Matias

15/09/2015 10h04

beatles-1-blu-ray

Nem streaming, nem vinil – pelo menos por enquanto: o novo lançamento dos Beatles é mesmo uma reedição dos vídeos da controversa coletânea Beatles 1, que havia comentado no post anterior. O DVD de Beatles 1 refaz exatamente a mesma ordem oficial da antologia lançada no ano 2000, mas usa como desculpa os famigerados extras do DVD para incluir vídeos clássicos da banda, inclusive aqueles cujas canções eram de John Lennon, como "Twist and Shout", "Strawberry Fields Forever", "A Day in the Life", "Revolution", "Rain", "Hey Bulldog" e "I Am the Walrus". O disco de extras ainda promete versões alternativas e cenas inéditas da banda, mas não há descrições sobre que material é esse, apenas algumas referências a aparições em TV e outras filmagens no trailer liberado pela banda:

Além do material da época da banda, é interessante notar a inclusão das duas faixas que o grupo regravou para o projeto de autoarqueologia Anthology, nos anos 90 ("Free as a Bird" e "Real Love") e do mashup de "Tomorrow Never Knows" com "Within You Without You", feito para a trilha sonora do espetáculo que o Cirque de Soleil fez sobre as canções do grupo, chamado Love, em 2006. Há uma ênfase também no processo de restauração, anunciado como o maior feito em relação aos Beatles desde o Anthology:

O grupo também divulgou a versão remasterizada para o clipe de "Strawberry Fields Forever":

E uma versão de tela dividida do clipe de "Penny Lane", mostrando como era a imagem e como ficou depois da restauração:

A versão completa da nova coletânea vem com dois discos Blu-Ray e um CD de áudio, além de um livro de 128 páginas e faixas de comentários por Ringo Starr e Paul McCartney. Todas as edições já estão à venda na loja oficial do grupo.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias