Topo

"O melhor Guerra nas Estrelas", diz Drew Struzan sobre o "Episódio VII"

Alexandre Matias

20/08/2015 19h32

Drew Struzan é aquele ilustrador de traço fino e hiperrealista que transformou a safra de filmes que inventaram o conceito de blockbuster nos anos 80 em clássicos do cinema a partir de seus pôsteres. De Volta para o Futuro, o primeiro Rambo, Um Príncipe em Nova York, Blade Runner, Loucademia de Polícia, Indiana Jones, Negócio Arriscado e Goonies são apenas algumas produções que levam sua assinatura visual. Esta safra foi iniciado com o pôster do primeiro Guerra nas Estrelas, o Episódio IV, de 1977, uma parceria que atravessou todos seis filmes da série já lançados.

E durante o D23 Expo 2015 – o evento anaul da Disney que aconteceu em Anaheim, no estado norte-americano da Califórnia, em que foram reveladas uma série de novidades sobre o filme deste ano da saga -, Struzan revelou o primeiro pôster do Episódio VII.

drew-struzan-star-wars

Este não é o pôster final de O Despertar da Força e sim apenas uma ilustração feita para exclusivamente o evento, mas abre uma série de especulações sobre o próximo capítulo da saga.

A primeira delas é a importância do trio formado por Finn (o ator John Boyega), Rey (a atriz Daisy Ridley) e pelo vilão Kylo Ren (Adam Driver), que possivelmente guiará a ação deste sétimo filme – e o posicionamento dos três personagens (um no lado claro cheio de naves X-Wing, outro no lado escuro cheio de caças TIE e outra no meio) pode indicar que a personagem Rey pode ser vira-casaca… Mas de quem? Nas mãos de Finn temos o mesmo sabre de luz azul que um dia pertenceu a Anakin Skywalker e depois a seu filho Luke. E a presença de Han Solo (Harrison Ford, pô) no primeiro plano (e a ausência de Luke ou Leia) insinua que o personagem possa ter uma importância maior que os dois irmãos neste episódio.

Há também outros detalhes, como os três sóis do lado esquerdo do pôster (o planeta Jakku tem mais motivos para ser quente e deserto do que Tattooine, que tinha dois sóis), na parte debaixo podemos ver a silhueta de um evaporador de umidade semelhante ao utilizado por Luke no Episódio IV, você lembra?

Luke-

E na base do pôster há uma iluminação idêntica à câmara de carbonização da Cidade das Nuvens, quando Han Solo é carbonizado antes de ser entregue ao Jabba e Luke enfrenta Darth Vader no épico duelo em que descobre quem é seu pai. Desse você lembra:

vader-luke

Mas além destas pistas e especulações em cima de um simples pôster, a notícia mais importante que ele traz vem do próprio artista, que conta como foi convidado para fazer o pôster do novo episódio e o que ele achou da história do sétimo episódio, como disse nessa entrevista para o site australiano Movie Weekly:

"Bem, começou mais ou menos a um ano, um ano e meio atrás. Eu recebi uma ligação do J.J. Abrams, que eu nunca havia conhecido, e ele estava na Inglaterra, filmando, e disse 'Oi, eu sempre amei seu trabalho' e blá-blá-blá, soando como, você sabe, um fã (ri). E nós estávamos conversando e ele simplesmente pergunta 'bem, você gostaria?' e eu disse '…se me convidarem.' E assim foi a conversa (ri). No final, não havia mais palavras. Então um ano depois, nós nos reunimos e ele disse que estaria trabalhando com todas as pessoas do começo – John Williams, Kasdan, Harrison Ford, todo mundo está lá e todo mundo está escrevendo e fazendo música e temos que fazer nossa arte pra que tudo seja de verdade. Então, claro, eu tenho que fazer isso pelo George e tenho que fazer isso por Guerra nas Estrelas.

Eu nunca trabalhei com J.J. antes e nós começamos a trabalhar juntos e ele me mostrou metade do filme e era apenas… um filme maravilhoso que sei que será grandioso. Eu li o roteiro e subsequentemente vi metade do filme e eu posso dizer pra você e para os fãs, honestamente, que é de longe o MELHOR Guerra nas Estrelas que você já viu. É lindamente realizado e tem uma história maravilhosa."

Uou. Nada mal hein. Como se não bastasse, Drew ainda publicou o pôster em sua conta do Instagram e, pra deixar claro que este não é o pôster final, escreveu: "Não vejo a hora de mostrar o que vem a seguir!"

Nós também não! Abaixo, os outros seis pôsteres que Drew desenhou para a saga da dinastia Skywalker.

drew-struzan-star-wars-

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias