Topo

Um filme sobre Carl Sagan

Alexandre Matias

18/08/2015 21h41

sagan

Depois de uma avalanche de documentários sobre artistas, músicos, atletas, empresários e celebridades, que tal começarmos a descobrir a biografia de cientistas? Um bom primeiro passo parece ter sido dado nesta terça-feira, quando o estúdio Warner confirmou que está produzindo um documentário sobre a vida de Carl Sagan (1934-1996) com o aval da própria viúva de Carl, Ann Druyan. A informação é da revista Variety.

Sagan talvez seja o cientista mais pop da segunda metade do século passado e encampou a divulgação científica para as massas como missão por toda sua vida. Astrônomo, era obcecado com a possibilidade de encontrar vida inteligente fora da Terra e trabalhou diretamente em projetos que poderiam explicar a civilização humana para uma raça alienígena perdida por aí, sendo responsável pelas cápsulas do tempo postas nas sondas Pioneer e Voyager, esta última o primeiro veículo terrestre a deixar o sistema solar.

Mas o que tornou Sagan célebre era sua implacável missão de divulgar o método científico e os acertos da ciênciia, agindo como um profeta da razão, que pregava o ceticismo contra todo tipo de superstição em livros que vendiam cada vez mais. Até que ele resolveu consolidar seu trabalho de conscientização científica na célebre série de TV Cosmos, que foi recriada no ano passado, com o cientista Neil DeGrasse Tyson como novo piloto.

Druyan viveu com Sagan desde 1981 até sua morte e esteve envolvida na produção do remake de Cosmos, que foi uma das autoras. Ela também foi produtora executiva de Contato, o filme de 1997 de Robert Zemeckis inspirado no livro de mesmo nome de Sagan. Lá ela conheceu a produtora Lynda Obst, que irá produzir o novo filme, ainda sem nome, ao lado da viúva de Sagan. Obst também produziu o Interestelar de Christopher Nolan. O filme sobre Sagan ainda não tem título nem data de lançamento, também pouco se sabe qual será o enfoque dado em sua vida. O único nome confirmado no projeto é o do roteirista Zach Dean, que escreveu o filme A Fuga, de 2012.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias