Topo

Michael Jackson queria o papel de Jar Jar Binks em "Guerra nas Estrelas"

Alexandre Matias

26/07/2015 22h25

mj

Duas notícias reveladas na semana passada não apenas trouxeram Michael Jackson de volta à pauta, como também lembraram de sua obsessão pela fama e por acompanhar as principais tendências do seu tempo. Duas entrevistas diferentes feitas com coadjuvantes de grandes grifes da história da cultura pop mostraram que o rei do pop forçou a inclusão de seu nome em uma música dos Simpsons e que queria fazer o papel de Jar Jar Binks quando George Lucas cogitou ressuscitar Guerra nas Estrelas.

A primeira entrevista foi publicada após uma notícia sobre a venda dos direitos autorais da música "Do the Bartman", composta por Bryan Loren e lançada em 1991, no auge do momento em que os Simpsons deixavam de ser o desenho animado mais legal dos Estados Unidos para se tornar uma mania global. O site Music Business World Wide noticiou a venda desta e de outras músicas de Loren lembrando que o maior hit de sua carreira – uma música cantada por Bart Simpson – tinha a fama de ter sido escrita (ou co-escrita) por Michael Jackson.

A fama, aliás, era alimentada pelo criador do seriado Matt Groening, que sempre brincava com o fato de ninguém ter descoberto que a música, lançada no álbum Simpsons Sings the Blues, de 1991, havia sido composta – ou cantada, dependendo da versão – pelo próprio Michael Jackson; uma destas vezes, em 1998, registrada pela revista Variety. A afirmação não era absurda uma vez que o popstar era apaixonado pelo seriado e chegou a dublar Leon Kompowsky, um personagem criado para ele em um episódio, quando Homer conhece num hospício um cara que acha que é Michael Jackson.

O próprio Loren, que era amigo pessoal de Michael Jackson, entrou em contato com o site para desfazer o mal entendido:

"A história da música e de sua criação sempre foi uma pedra no meu sapato desde que a compus. Mas, apesar das repetidas confissões de Matt Groening, eu sou o único autor da canção. Enquanto é verdade que, junto comigo, Michael Jackson canta os vocais de apoio. E foi sua ideia de chamar a música de 'Do the Bartman'. E que ele insistiu para que incluísse seu nome na letra, daí o 'se você fizer o Bartman, será mau como Michael Jackson'. Então é óbvio que ele esteve envolvido. Mas talvez esse detalhe de informação não seja tão sensacional quanto dizer que ele co-escreveu a música, mas eu lhe asseguro que não foi."

Eis o clipe de "Do the Bartman", que nunca foi lançada como single nos EUA, mas ficou entre as músicas mais tocadas no rádio daquele ano:

A outra história apareceu dias depois, quando o ator Ahmed Best, mais conhecido por ter interpretado o infame e odiado personagem Jar Jar Binks na trilogia mais recente da saga Guerra nas Estrelas, deu uma entrevista à revista Vice. O ator, que havia participado anteriormente de um chat com fãs pela rede social Reddit, havia confessado que Michael Jackson estava de olho no papel do alienígena abobalhado que George Lucas havia criado para entreter seus filhos. Ele detalhou a história para a Vice:

"Foi o que George me disse. Eu, Natalie Portman e os filhos de George – estávamos na Wembley Arena num show de Michael Jackson. Nos levaram aos bastidores e encontramos Michael e lá estava Michael e Lisa Marie (Presley, filha de Elvis que na época era casada com Michael). George me apresentou como sendo 'Jar Jar' e eu achei aquilo estranho. Michael ficou meio, 'oh, Ok' e eu pensei: 'O que está acontecendo?'. Depois que o Michael se foi, todos nós fomos a uma grande festa depois do show. Estou bebendo com George e pergunto: 'Por que você me apresentou como Jar Jar?' E ele disse: 'Bem, Michael queria fazer esse papel, mas ele queria usar próteses e maquiagem como fez no clipe de 'Thriller"' E George queria que ele fosse feito em computação gráfica. Eu acho que no fim das contas Michael poderia se tornar mais importante que o filme e acho que ele não queria isso."

Creio que isso foi uma boa notícia para todos. Afinal, por mais odiado que Jar Jar Binks seja, ele com certeza seria bem pior se fosse interpretado por Michael Jackson. Ainda mais um pouco antes da carreira de Michael ir para o lado mais esquisito da Força…

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias