Topo

Ouça a colagem experimental que batizou o documentário sobre Kurt Cobain

Alexandre Matias

14/05/2015 10h39

O documentário definitivo sobre Kurt Cobain já está com seus ingressos à venda para a única semana de exibição no Brasil, mas você sabe de onde veio seu título? "Montage of Heck" é uma expressão sem significado preciso, uma vez que "heck" é um termo que pode ser usado como palavrão, interjeição de surpresa ou espanto. E o mesmo título que o diretor Brett Morgen usou para nomear seu documentário saiu de uma fita experimental que Kurt gravou em 1988 grudando pedaços de músicas e efeitos sonoros aleatoriamente para criar o que ele batizou de "montagem dos diabos" (pra não escrever um palavrão no lugar de "diabos").

O resultado pode ser ouvido abaixo e reúne músicas dos Beatles, James Brown, Dean Martin, Led Zeppelin, Queen, Butthole Surfers, Frank Zappa, Jackson 5, George Michael além de Daniel Johnston gritando sobre satã, Jimi Hendrix conversando com o público no festival de Monterey, Mike Love (dos Beach Boys) falando de meditação transcendental, trechos de desenhos animados, programas de TV e filmes, gravações caseiras do próprio Kurt e demos do início do Nirvana. A fita foi registrada em um gravador de quatro canais e os trechos são soltos aleatoriamente, incluindo distorções e ruídos guturais. O trabalho é completamente experimental e parece um filhote de "Revolution 9", dos Beatles, e serve para ilustrar que a variedade de referências de Kurt não se limitava apenas ao rock ou à música pop e funciona como uma versão em áudio de seus diários, que foram compilados no livro Journals, publicado em 2003.

Mais informações sobre esta gravação encontram-se (em inglês) no site Live Nirvana.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias