Topo

"Sweet Child O'Mine", dos Guns N'Roses, é um plágio?

Alexandre Matias

12/05/2015 17h01

guns

E mais uma vez vamos falar de plágios na música pop. Desta vez foi um leitor do site australiano Max TV quem levantou uma lebre que já estava aí há anos mas ninguém nunca havia percebido: "Sweet Child O'Mine", lançada em 1987 e talvez a música-símbolo dos Guns N'Roses seria, na verdade, plágio da música "Unpublished Critics", que a banda Australian Crawl lançou em 1981.

Não é uma mera questão de usar a mesma sequência de acordes, mas a estrutura das duas músicas é exatamente a mesma. Compare, primeiro vamos ouvir o hit cantado por Axl Rose:

Agora a música australiana que foi composta anos antes:

Ainda não há notícias sobre a possibilidade dos autores da música original terem entrado na justiça contra a banda californiana, mas se "Blurred Lines", do Robin Thicke e do Pharrell, que foi hit por pouco mais de um ano e nem é tão parecida assim quanto "Got to Give it Up" do Marvin Gaye rendeu sete milhões de dólares à família de Gaye, imagina o quanto o Guns não vai ter que pagar pros semidesconhecidos Australian Crawl…

Para os fãs da banda resta o consolo que ao menos o riff que Slash inventou para o início da música é original. Quer dizer, pelo menos até não aparecer outro bem parecido gravado anteriormente…

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias