Topo

J.J. Abrams pode matar Jar Jar Binks no Episódio 7 de "Guerra nas Estrelas"

Alexandre Matias

09/05/2015 11h32

jjabrams

A semana começou com o Dia de Guerra nas Estrelas: o quatro de maio é celebrado como a data oficial da série de George Lucas devido ao trocadilho de um de seus lemas ("May the Force Be With You") com a pronúncia da data em inglês ("May the Fourth"). E foi justamente neste dia que a revista norte-americana Vanity Fair decidiu lançar sua edição de junho, contando como foi a visita aos bastidores do filme de J.J. Abrams em que foram reveladas algumas novidades sobre a produção que estreia em dezembro.

Uma das mais divertidas delas é que o diretor e criador da série Lost planeja vingar os fãs que odiaram a segunda trilogia da saga com um "easter egg" macabro e hilário: "Eu pensei em colocar a ossada de Jar Jar Binks em um deserto. Sério!", contou o diretor à revista. "Só três pessoas iriam perceber, mas eles iriam amar!". O diretor contou que pretende espalhar outras referências deste tipo por todo o filme, obrigando os fãs a assistir várias vezes para descobrir detalhes escondidos fora da ação principal do sétimo episódio.

Jar Jar Binks era o símbolo dos erros de George Lucas nos episódios 1, 2 e 3 – mas não o único. E a matéria da Vanity Fair revela que, caso tivesse o controle da nova trilogia, Lucas recorreria em outro de seus erros na trilogia feita na virada do século: os novos episódios contariam a adolescência de novos personagens. Felizmente, isso foi abortado pelo novo comando da série, que optou por envelhecer os protagonistas para o início da vida adulta.

Abrams convocou Lawrence Kasdan, que ajudou George Lucas a escrever a história do melhor filme da saga (O Império Contra-Ataca), para lhe ajudar escrever o roteiro do novo filme. A decisão foi tomada depois que Abrams abandonou o roteiro escrito por Michael Arndt (de Toy Story 3 e Pequena Miss Sunshine): "Havia toneladas de ideias e esboços, muitos papéis na parede e lousas brancas rabiscadas", embora não houvesse um roteiro propriamente dito. Este foi feito por Abrams e Kasdan do zero: "Página em branco, página um. O que estamos desesperados para ver?", explicou o diretor na reportagem.

Os dois são categóricos ao dizer que não estão apenas interessados em chafurdar na nostalgia dos episódios clássicos. "É como ir para um show em que você quer ver as músicas novas, mas o que você realmente quer são as músicas antigas", conta Kasdan. "Nós estamos juntando a banda mais uma vez e sabemos que as pessoas querem se lembrar de coisas que elas amam, mas eles deverão esperar uma nova experiência."

Uma das mudanças que deve ser mais sentida é a do personagem de Harrison Ford: Han Solo não deverá ser tão insolente quanto em sua versão mais jovem. "Quando você tem quase 70 anos você não é a mesma pessoa que era quando tinha quase 30", conta o diretor à revista.

A revista também revelou a identidade dos personagens de atores que já foram anunciados no elenco mas que ainda não foram apresentados – ao menos formalmente – aos fãs. Ou pelo menos era o que achávamos. Dois deles já deram as caras nos trailers que já foram apresentados: o ator Adam Driver, da série Girls, é mesmo o vilão Kylo Ren, que foi mostrado ligando seu sabre (em cruz) no primeiro teaser e usando uma máscara no segundo. Já a atriz Gwendoline Christie, da série Game of Thrones, já foi vista no segundo trailer vestida em trajes de batalha. Ela é o que os fãs batizaram de Chrometrooper, um soldado do novo Império (que agora chama-se Primeira Ordem) de vestes prateadas. Seu personagem chama-se Capitã Phasma.

Outra atriz escalada que finalmente teve seu papel revelado é Lupita Nyong'o, que deverá viver um personagem criado em computação gráfica: a pirata Maz Kanata, líder de um grupo mal encarado de alienígenas que também foi revelado pela revista (na foto abaixo, tirada pela clássica fotógrafa Annie Leibovitz).

annieleibovitz-starwars-03

A última referência nova que temos do próximo filme é o fato de que as coisas não são tão maniqueístas quanto eram nas duas trilogias anteriores: talvez a Capitã Phasma não seja propriamente uma vilã, mesmo pertencendo ao Império, e a pirata Maz Kanata pode ajudar os protagonistas.

Ainda não vimos nenhum sinal de C3PO ou qualquer referência à máscara resgatada de Darth Vader que foi mostrada no segundo trailer, mas são novidades que atiçam ainda mais nossa curiosidade em relação ao Episódio 7.

Como é típico das produções de J.J. Abrams, diga-se de passagem.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias