Nina Simone e a a profundidade de uma das maiores cantoras do século 20
Nina Simone é uma das maiores cantoras do século passado, mas ela não é tão lembrada quanto outras divas do jazz porque a partir dos anos 60 começou a se envolver com causas políticas, sociais e civis que lhe deram a fama de "personalidade difícil" apenas pelo fato de que ela falava o que realmente pensava e não fazia média com contratantes e com a mídia. Agora um documentário vem restabelecer sua importância.
Dirigido por Liz Garbus (autora de documentários incríveis sobre Marilyn Monroe e o enxadrista Bobby Fischer), o documentário What Happened, Miss Simone? estreia no dia 26 de junho no serviço de vídeo sob demanda Netflix e reúne duas tendências que comentei aqui no blog: a ascensão da Netflix como produtora de conteúdo e a ótima atual fase de documentários – especialmente os sobre música. O novo filme inevitavelmente levará a uma redescoberta de Nina Simone, o que pode tornar sua luta por direitos iguais dos anos 60 tornar-se mais forte 50 anos depois. Afinal de contas vivemos uma época tão conflituosa quanto àquela década.
Não conhece a obra da cantora? Faça-se este favor e comece a ouvi-la agora mesmo: a Rádio UOL reúne centenas de músicas cantadas por Nina Simone, confira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.