Topo

Ouça a mixtape de Natal que Paul McCartney fez para os três Beatles em 1965

Alexandre Matias

24/12/2017 15h02

Aproveitando o clima de Natal, que tal essa mixtape que Paul McCartney gravou de presente para seus três companheiros de banda em 1965? Tido como um dos itens mais raros da discografia dos Beatles, a seleção de canções escolhidas como um presente natalino pode parecer trivial para os dias de hoje, décadas depois de fitas cassete e playlists permitirem que as pessoas pudessem gravar músicas diferentes umas para as outras, mas nos anos 60 era difícil fazer este tipo de seleção para dar de presente. Paul resolveu essa questão enfileirando músicas e gravando em um disco de acetato com apenas três cópias, colocando canções que queria que os amigos ouvissem. Assim, temos, na ordem, a inesquecível "Unforgettable" de Nat King Cole (que havia morrido um ano antes), "Someone Ain't Right" da dupla Peter & Gordon (cujo Peter Asher era irmão da namorada de Paul na época, Jane), "I Get Around" dos Beach Boys, "Heatwave" de Martha & the Vandellas, "Don't Be Cruel" de Elvis Presley e "Down Home Girl" dos Rolling Stones. A gravação, raríssima, já circulava entre os colecionadores de pirataria Beatle e finalmente chega aos meros mortais depois que uma boa alma a disponibilizou no YouTube.

Mas o ouro do registro não são as canções e sim o próprio Paul Mccartney as apresentando como se fosse um radialista norte-americano, imitando gírias e sotaques típicos e fazendo comentários engraçadinhos. Sob sua voz, efeitos sonoros que começava a experimentar em gravadores caseiros, que nos anos seguintes levariam os Beatles a voos ainda mais ousados na psicodelia. A banda havia acabado de lançar o hoje clássico Rubber Soul, mas este registro de Natal prova que ainda em 1965 Paul já estava pensando longe.

É assim que desejo um feliz Natal para os leitores deste blog. Na semana que vem faço uma retrospectiva do melhor do ano que termina. Até lá!

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias