Topo

Todas as aparições surpresa de Hitchcock em seus filmes

Alexandre Matias

17/08/2016 18h33

hitchcock-passaros

Mais do que um mestre do suspense, o inglês Alfred Hitchcock foi um dos primeiros a entender o papel do diretor como o de um autor e não apenas o de um gerente contratado por um estúdio de cinema para transformar uma história e um orçamento em um filme.

hitchcock-ladrao

Há inúmeros exemplos em sua filmografia que provam que, quanto mais ele evoluía como diretor, mais deixava sua marca explícita – da predileção pelo ator James Stewart ao seriado Alfred Hitchcock Presents, passando pelas históricas entrevistas conduzidas pelo francês François Truffaut.

hitchcock-intriga

Mas uma marca registrada indefectível em sues filmes é sua própria presença, sorrateira, em 39 de seus 52 filmes. Desde o início de sua carreira ele passou a cultivar a própria personalidade transformando sua fisionomia em um personagem e ao colocá-la rapidamente em alguns segundos de quase todos seus filmes, ele brincava de esconde-esconde com o público (transformando seus filmes em um Onde Está Wally? de si mesmo) e sutilmente lembrava-o quem é que estava dando as cartas naquela história. Abaixo, um vídeo com todas suas 39 breves aparições em sua filmografia. Alguns estão escondidos em um canto, outros de costas, há um até num papel. Já outros são esfregados em nossa cara e em situações hilárias. Veja só.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias