Topo

Uma minissérie sobre a história das histórias em quadrinhos

Alexandre Matias

25/05/2016 18h13

actioncomics

Há uma lenta mudança na tônica dos seriados nas emissoras de TV norte-americanas e uma das principais causas é o sucesso avassalador dos quadrinhos no cinema. Seriados inspirados em super-heróis aos poucos vão causando uma mudança na paisagem da produção televisiva nos EUA – e além de séries do universo cinematográfico Marvel (Agents of S.H.I.E.L.D., Agente Carter, Demolidor e Jessica Jones) e de títulos inspirados em personagens da DC (como Gotham, Arrow e Flash), quadrinhos alternativos, como a festejada adaptação recém-lançada de Preacher e até mesmo Walking Dead (que fez tanto sucesso na TV que muitos esquecem que era originalmente uma série de quadrinhos), fazem parte desta tendência.

E as duas grifes por trás do sucesso de Walking Dead – seu criador Robert Kirkman e o canal AMC – anunciaram na semana passada que irão lançar, no ano que vem, uma minissérie documental sobre a história das histórias em quadrinhos. Heroes and Villains: The History of Comic Books contará aquilo que todo fã de quadrinhos já sabe: que os bastidores da história de uma indústria criada a partir do sucesso de um super-herói contém histórias tão fantásticas e inacreditáveis quanto as colocadas nas revistas em quadrinhos, com bandidos tão sujos quantos os fictícios e mocinhos cujo único superpoder era o da imaginação.

A decisão aproxima ainda mais o canal dos quadrinhos – pois além de Preacher e Walking Dead e suas séries adjacentes (o prequel Fear the Walking Dead e os comentários Talking Dead e Talking Preacher), da AMC, a emissora também produz a série Comic Book Men, de Kevin Smith. A nova minissérie estreia no ano que vem e será dividida em seis episódios.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias