E se o Pink Floyd gravasse um disco de rap?
Calma, não é um mashup nem uma recente notícia extravagante para chamar atenção em tempos de déficit de atenção global. A possibilidade do Pink Floyd incorporar elementos de hip hop em seu trabalho aconteceu há quase 30 anos, quando o grupo começou a gravar seu primeiro disco sem o baixista e fundador Roger Waters, A Momentary Lapse of Reason, que foi lançado em 1987. A notícia foi divulgada em 2013 em entrevista com o produtor inglês Bob Ezrin ao site canadense Spinner, mas foi recém descoberta graças a um post na rede social Reddit.
"Eu fiquei fascinado com o rap nos dias do Afrika Bambaataa", disse o produtor do disco ao site canadense. "Sou um early-adopter… e trouxe essa ideia quando estávamos fazendo o A Momentary Lapse of Reason, pensando que 'Cara, isso com uma batida rock seria incrível." Segundo o produtor, que também trabalhou em discos da fase clássica do grupo, como The Wall, o guitarrista David Gilmour até ouviu suas ideias, mas achou melhor não ir adiante com aquela sugestão.
Mas por mais que a ideia de Ezrin para os rumos da banda pudesse sugerir um improvável momento "Walk This Way" (música que a banda de rock Aerosmith regravou com o trio de rap Run DMC, dando origem a um subgênero que teria filhotes como os Beastie Boys, o Rage Against the Machine e todo o nu-metal) para o grupo, não custa lembrar que foi o próprio Ezrin quem sugeriu trazer elementos de disco music para o disco The Wall – e em vez de ter uma versão épica para os Bee Gees cantando "Stayin' Alive", o que se ouviu foi o primeiro single do Pink Floyd a chegar ao topo das paradas de sucesso, com a música "Another Brick in the Wall (Part II)". Outro clássico do disco, "Run Like Hell", conta com a batida da discoteca por debaixo das guitarras mais agressivas da carreira do grupo.
Infelizmente – ou felizmente – o grupo não foi adiante com a sugestão, mas dá para imaginar que a volta do Pink Floyd nos anos 80 seria completamente diferente caso fossem incorporados elementos de rap.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.