Topo

O que as cenas escondidas em "Homem Formiga" dizem sobre o futuro da Marvel

Alexandre Matias

20/07/2015 18h11

homemformiga

Já foi assistir ao filme da Marvel desse semestre, o infame Homem Formiga? Se você ainda não foi, só uma dica antes de você parar de ler esse texto e não correr o risco de ler algum spoiler: espere até o final dos créditos quando o filme acabar pois a história dos heróis Hank Pym e Scott Lang conta com não apenas uma, mas duas cenas escondidas.

Se você já assistiu, deve ter gostado de um dos filmes mais leves do Marvel Cinematic Universe. Sem conspirações apocalípticas nem fins de mundos iminentes, o Homem Formiga é um dos poucos filmes da Marvel pós-Homem de Ferro que não espalha seus tentáculos pelos outros capítulos do universo. É o filme mais autocontido do estúdio, com uma história encerrada apenas nele mesmo – e com elementos cômicos e até mesmo infantis o suficiente para fazê-lo concorrer com desenhos da Pixar. E talvez antecipar a fase mais dark da Marvel até agora, a fase 3 que começa com o terceiro Capitão América, no ano que vem.

E uma das cenas escondida, a última, faz referência exatamente ao conflito entre super-heróis que dará a tônica deste próximo filme. Capitão América: Guerra Civil vem também sendo chamado de Vingadores 2 e 1/2 porque reunirá grande parte dos heróis da editora em um filme sobre um racha entre estes protagonistas. A cena final de Homem Formiga, que passa no fim de todos os créditos, é uma referência óbvia ao momento e traz dois Vingadores cumprindo uma missão longe dos outros: Steve Rogers (Chris Evans) e Sam Wilson (Anthony Mackie) capturaram o vilão do segundo filme do Capitão América, que ainda não havia sido capturado no Vingadores: A Era de Ultron. Bucky Barnes (Sebastian Stan), o Soldado Invernal, era o melhor amigo de Rogers, o Capitão América, mas sofreu uma lavagem cerebral pela organização secreta Hydra e tornou-se um vilão à solta. Mas na cena escondida Rodgers e Wilson, também conhecidos como Capitão América e Falcão, estão com Bucky preso em uma máquina e lamentando "isso não ter acontecido uma semana antes", comentando um certo "acordo" e relutantes em entregar o vilão aos Vingadores. Até que o Falcão diz que "conhece um cara" antes que a volta do Homem Formiga seja anunciada.

A Guerra Civil dos quadrinhos, escrita pelo mesmo Mark Millar que criou a base do universo Ultimate que hoje a Marvel explora no cinema, começou com um incidente nuclear em um reality show de super-heróis que fez que o governo norte-americano passasse a exigir que todo super-herói tivesse seu cadastro para que incidentes como aquele pudessem ser evitados. O caso racha os super-heróis em dois grupos, um a favor do governo e outro a favor da livre iniciativa, liderados pelo Capitão América e pelo Homem de Ferro. Isso quer dizer que a cena escondida no final do Homem Formiga pode ter acontecido após o início da Guerra Civil, o que pode parecer que a Marvel iniciou o novo capítulo sem mostrar a cena que deu origem a tudo. Será?

Em um outra cena escondida, esta no meio dos créditos, a filha de Hank Pym (Michael Douglas), Hope (Evangeline Lilly) é apresentada para uma vestimenta de Vespa, que deveria ser usada por sua mãe, que desapareceu no "reino quântico" ao se miniaturalizar ao máximo e impedir que um míssil nuclear chegasse aos EUA no final dos anos 80. Scott Lang (Paul Rudd), o Homem Formiga deste universo, tem de passar por uma situação parecida, mas consegue reverter seu tamanho para a nossa realidade. Mas o momento mais psicodélico dos filmes da Marvel não foi apenas um delírio cinematográfico de um filme e sim a tônica para o filme do Dr. Estranho, que também será lançado no ano que vem. Disse o presidente do estúdio Marvel Kevin Feige ao blog Cinema Blend:

"Se você for ver o estudo da mecânica quântica, quando você fica tão pequeno, como Hank Pym diz, o espaço-tempo perde o sentido e tem muitas coisas disso que se aplicam ao Doutor Estranho. Isso é uma espécie de aperitivo, 'se você acha que isso é esquisito…"'

Será que o Doutor Estranho pode reencontrar a Vespa original? De qualquer forma, o anúncio da volta do Homem Formiga no fim do filme e o novo uniforme da Vespa são provas que os Vingadores mudam de formação logo no próximo filme do Capitão América, pelo menos com a inclusão destes dois novos heróis que, a propósito, fazem parte da formação original dos Vingadores.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias