Topo

"Fresh Prince of GTA": o seriado de Will Smith recriado num videogame

Alexandre Matias

10/07/2015 21h23

freshprince-gta

Falei outro dia do cara que recriou cenas do game Grant Theft Auto com atores de verdade, mas não mencionei que um dos passatempos favoritos de uma safra gigantesca dos fãs do jogo é deixar as missões para lá e recriar cenas clássicas de filmes, clipes e séries.

Na verdade o termo "machinima" já existe há décadas e se refere a produções cinematográficas realizadas apenas digitalmente, por diretores amadores e iniciantes que aos poucos aprendem as regras do cinema brincando com videogames. Gente que só queria fazer cinema, mas que, por restrições orçamentárias ou por não saber como começar, passou a usar videogames, que permitem a criação de personagens, cenários e todo tipo de objeto de cena, para realizar seus filmes. Isso data dos anos 90, quando histórias eram contadas usando a engine do game Quake.

GTA é o jogo atual que mais atrai esse tipo de criadores e suas obras inevitavelmente se popularizam pelo YouTube, como esta recriação da abertura do seriado que lançou Will Smith, Um Maluco no Pedaço (originalmente Fresh Prince of Bel Air, mas a série é tão ridiculamente boa que esse título brasileiro ridículo cai como uma luva).

Compare com o original:

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias