Topo

Vamos ver qual é a desse Rock in Rio Las Vegas...

Alexandre Matias

15/05/2015 15h59

rockinriousa

Já estou em Las Vegas, no estado norte-americano de Nevada, esta Disneylândia para adultos onde o festival brasileiro Rock in Rio começou a testar sua internacionalização para além dos países latinos no fim de semana passado. Mas se a escalação da primeira etapa do evento estava fraca (convenhamos: Metallica, Linkin Park e No Doubt são nomes que pertencem ao passado), a deste fim de semana é a fina flor da atual música pop.

O festival conseguiu reunir alguns dos maiores nomes do pop atual, como Taylor Swift, John Legend, Ed Sheeran, Joss Stone, Charlie XCX e Bruno Mars. Até a brasileira Ivete Sangalo encaixa-se neste quesito. Afinal, o tema deste fim de semana é música pop – e estes são alguns dos nomes que estão no topo deste ranking atualmente. Claro que falta uma Beyoncé, um Kendrick Lamar e até mesmo um Daft Punk, mas não dá pra desmerecer este segundo fim de semana do festival como uma reunião de quem mais está mexendo com o público em escala global através da música.

Minha principal curiosidade, no entanto, não diz respeito especificamente aos shows e à escalação, mas sobre como a grife Rock in Rio funciona no país que inventou o conceito de entretenimento e numa cidade em que a escala do showbusiness torna o próprio Rock in Rio apenas mais um entre centenas de atrações, que vão de musicais do Cirque de Soleil e apresentações de mágica até shows opulentos de nomes como Britney Spears e Mariah Carey aos eventos do UFC.

Vou dando notícias por aqui à medida em que o festival for rolando!

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias