Ouça a colagem experimental que batizou o documentário sobre Kurt Cobain
O documentário definitivo sobre Kurt Cobain já está com seus ingressos à venda para a única semana de exibição no Brasil, mas você sabe de onde veio seu título? "Montage of Heck" é uma expressão sem significado preciso, uma vez que "heck" é um termo que pode ser usado como palavrão, interjeição de surpresa ou espanto. E o mesmo título que o diretor Brett Morgen usou para nomear seu documentário saiu de uma fita experimental que Kurt gravou em 1988 grudando pedaços de músicas e efeitos sonoros aleatoriamente para criar o que ele batizou de "montagem dos diabos" (pra não escrever um palavrão no lugar de "diabos").
O resultado pode ser ouvido abaixo e reúne músicas dos Beatles, James Brown, Dean Martin, Led Zeppelin, Queen, Butthole Surfers, Frank Zappa, Jackson 5, George Michael além de Daniel Johnston gritando sobre satã, Jimi Hendrix conversando com o público no festival de Monterey, Mike Love (dos Beach Boys) falando de meditação transcendental, trechos de desenhos animados, programas de TV e filmes, gravações caseiras do próprio Kurt e demos do início do Nirvana. A fita foi registrada em um gravador de quatro canais e os trechos são soltos aleatoriamente, incluindo distorções e ruídos guturais. O trabalho é completamente experimental e parece um filhote de "Revolution 9", dos Beatles, e serve para ilustrar que a variedade de referências de Kurt não se limitava apenas ao rock ou à música pop e funciona como uma versão em áudio de seus diários, que foram compilados no livro Journals, publicado em 2003.
Mais informações sobre esta gravação encontram-se (em inglês) no site Live Nirvana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.