Topo

Nina Simone e a a profundidade de uma das maiores cantoras do século 20

Alexandre Matias

01/05/2015 11h36

Nina_Simone

Nina Simone é uma das maiores cantoras do século passado, mas ela não é tão lembrada quanto outras divas do jazz porque a partir dos anos 60 começou a se envolver com causas políticas, sociais e civis que lhe deram a fama de "personalidade difícil" apenas pelo fato de que ela falava o que realmente pensava e não fazia média com contratantes e com a mídia. Agora um documentário vem restabelecer sua importância.

Dirigido por Liz Garbus (autora de documentários incríveis sobre Marilyn Monroe e o enxadrista Bobby Fischer), o documentário What Happened, Miss Simone? estreia no dia 26 de junho no serviço de vídeo sob demanda Netflix e reúne duas tendências que comentei aqui no blog: a ascensão da Netflix como produtora de conteúdo e a ótima atual fase de documentáriosespecialmente os sobre música. O novo filme inevitavelmente levará a uma redescoberta de Nina Simone, o que pode tornar sua luta por direitos iguais dos anos 60 tornar-se mais forte 50 anos depois. Afinal de contas vivemos uma época tão conflituosa quanto àquela década.

Não conhece a obra da cantora? Faça-se este favor e comece a ouvi-la agora mesmo: a Rádio UOL reúne centenas de músicas cantadas por Nina Simone, confira.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias