Topo

Peter Hook conta a história do New Order em 760 (!) páginas

Alexandre Matias

04/08/2016 11h11

substance-inside-new-order

O New Order é sem dúvida uma das bandas mais importantes da história da música pop. Nascido das cinzas do Joy Division, o grupo inglês reinventou-se no início do pós-punk e aproximou-se da cena noturna de Nova York. Assim, mudou a cara da dance music, da música eletrônica e do rock independente ao juntar estes três universos num só, abrindo horizontes para todos os lados. É fácil cravar que, sem o New Order, a acid house, o segundo verão do amor e o britpop seriam bem diferentes – se é que aconteceriam. Isso sem contar a autoria de hits como "Bizarre Love Triangle", "Regret", "The Perfect Kiss", "Confusion", "True Faith" e "Blue Monday".

Essa história agora vai ser contada de dentro por um de seus principais protagonistas. O baixista Peter Hook, personagem-símbolo da banda, anunciou que lançará sua versão dos fatos no livro Substance: Inside New Order, um calhamaço de 768 páginas (pela editora inglesa Simon & Schuster). A publicação, que será lançada em outubro, retoma sua biografia a partir de seu livro anterior, Unknown Pleasures – Inside Joy Division, sobre sua primeira banda. "Nós não pensamos nisso. Foi meio como aconteceu. Um dia éramos o Joy Division, aí nosso vocalista se matou e na próxima vez que nos reunimos éramos uma banda nova…", escreve logo no início do novo livro.

Hook tornou-se desafeto dos antigos integrantes após sair do New Order em 2007 e processá-los judicialmente exigindo dois milhões de libras em direitos autorais, além de tentar, em vão, impedir que o grupo excursionasse com este nome. O processo ainda corre na justiça e os antigos amigos não se falam, o que prenuncia um livro cheio de podres jogados no ventilador.

O livro ainda não tem previsão se será lançado no Brasil.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias