Topo

Neil Young confirma uma das melhores lendas da história do rock

Alexandre Matias

06/07/2016 17h21

neil-young

Um dos grandes gênios da história do rock, o canadense Neil Young também é protagonista de vários "causos" clássicos envolvendo grandes nomes da música pop das últimas décadas – e também reconhecido por sua obsessão audiófila, tanto na hora de gravar seus discos quanto na hora de fazê-los serem ouvidos. E no fim do mês passado o Huffington Post finalmente confirmou uma das lendas mais clássicas envolvendo o músico e uma de suas obras-primas, o disco Harvest, ao entrevistá-lo sobre o assunto.

A lenda voltou à pauta após algumas entrevistas recentes dadas pelo outro protagonista da história, Graham Nash, ex-integrante dos Hollies, que pertenceu ao supergrupo folk Crosby Stills Nash & Young ao lado do canadense (e de David Crosby e Stephen Stills). Nash contava que, por volta de 1972, quando visitava o amigo em seu rancho no sul da Califórnia, Young perguntou se ele não queria ouvir algo. Ele concordou e caminhou em direção ao estúdio quando Neil Young gesticulou em direção ao lago em frente à sua casa: "Entra no barco!", disse apontando para um bote a remo. Nash estranhou e Young disse que eles iam ouvir o disco no meio do lago.

Ao chegar no meio do lago foi que Nash percebeu que Young não havia trazido nenhum aparelho de som com ele. Em vez disso, apenas sinalizou para sua casa. Foi quando Nash percebeu que, do outro lado do lago, na direção oposta de sua casa, havia um celeiro equipado com um enorme equipamento de som, tão grande quanto o equipamento de som da casa de Young.

E assim Neil Young mostrou seu disco inédito Harvest, um rosário de canções hoje clássicas como "Out on the Weekend", "Old Man", "The Needle and the Damage Done" e "Heart of of Gold", pela primeira vez ao amigo Graham Nash: no meio de um lago cercado dois amplificadores gigantes.

E logo após a audição, o produtor do disco e amigo de Young, Elliot Mazer, surgiu na beira do lago e gritou em direção ao barco perguntando se foi tudo bem. Neil Young então respondeu com a inacreditável frase que batiza a lenda: "More barn!" ("Aumenta o celeiro!", traduzido livremente).

Em entrevista por telefone com Young, o site confirmou a anedota: "É engraçado, porque é uma coisinha que acontece em um dia e começa a crescer e ficar mais maluca. Mas eu tinha posto o canal esquerda nas grandes caixas de som da minha casa com as janelas abertas. E eu tinha o sistema de PA – que usávamos para ensaiar e gravar no celeiro e onde eu gravei 'Alabama' e 'Words' e algumas outras coisas – do outro lado tocando o canal direito. Então estávamos sentados entre eles em um lago e foi isso que fizemos." Ao ser perguntado sobre o "more barn!", Neil Young deu risada: "É, acho que a casa estava um pouco mais alta." (valeu, Jomau)

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias