Topo

Clarice Falcão, ex-Porta dos Fundos, agora dedica-se à carreira musical

Alexandre Matias

18/02/2016 17h11

claricefalcao

O rosto de Clarice Falcão é uma das principais marcas da trupe online Porta dos Fundos. Quer dizer, era. Clarice despediu-se do grupo de comédia no final do ano passado quando decidiu dedicar-se à sua carreira musical, iniciada com o disco Monomania, lançado em 2013. Mas aquele disco ("um disco de um personagem", como ela mesma se refere às canções obcecadas com o tema amor) podia ser entendido mais como uma continuação musical de um quadro do Porta.

claricefalcao-problemameu

Com seu novo Problema Meu, que está sendo lançado este mês tanto nas plataformas de streaming como em CD, ela dá início à sua carreira musical de fato. O disco foi produzido pelo Kassin e os shows de lançamento acontecem a partir do mês de março. O primeiro acontece na cidade-natal da cantora, no Recife, quando ela toca na festa Baile Perfumado, no dia 18. No dia seguinte ela leva o disco a Fortaleza, no Dragão do Mar. O show em São Paulo acontece no Cine Joia, dia 8 de abril, e ela chega ao Rio, cidade em que mora desde criança, no dia 15 de abril, no palco do Circo Voador.

Conversei com ela na semana passada e Clarice falou sobre a nova fase após o Porta dos Fundos. Ela diz que a própria saída do grupo de comédia tem a ver com o mesmo movimento que ela fez após lançar seu primeiro disco e antes de se dedicar à carreira de roteirista e atriz. "Às vezes eu me sentia sem tanta espontaneidade", ela diz sobre sua decisão de sair do grupo. "Até queria ter uma história de confusão pra contar aqui, mas não aconteceu", ela brinca. No vídeo abaixo ela conta sobre a saída do Porta e os dois lados de sua carreira.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias