Topo

Um Darth Vader cruel como nunca se viu vem aí em Rogue One

Alexandre Matias

01/02/2016 18h49

vader

A sombra de Darth Vader paira sobre o Episódio VII de Guerra nas Estrelas de diversas maneiras: desde sua influência sobre o vilão Kylo Ren às teorias de fãs que cogitam que Rey seja uma reencarnação de Anakin Skywalker (volto a falar disso depois) até o próprio capacete resgatado do túmulo em Endor. Tudo isso apenas reforça a importância de um dos maiores vilões do cinema, que deve voltar pessoalmente – e mais assustadoramente – ainda este ano.

É o que dizem as especulações a respeito de Rogue One: A Star Wars Story, o primeiro filme da Lucasfilm fora das três trilogias que contam a saga dos Skywalkers (sem contar o infantil Caravana da Coragem – o filme dos Ewoks! -, hoje renegado pela própria produtora). Rogue One foi anunciado no ano passado como parte de uma nova safra de filmes, a princípio chamada de Star Wars Anthology, que contaria histórias paralelas às das três trilogias, se aprofundando em personagens coadjuvantes ou contando histórias que só são referidas nos filmes tradicionais. Além de Rogue One já está sendo produzido um filme estrelado por Han Solo ainda jovem, que será dirigido pelos mesmos Chris Miller e Phil Lord que dirigiram Tá Chovendo Hambúrguer, os dois remakes de Anjos da Lei e Lego – O Filme (e isso é uma ótima notícia).

O mundo de possibilidades destes filmes é imenso. Imagine um filme sobre Lando Calrissian ou sobre o Almirante Akhbar ou as histórias da juventude de Yoda ou a ascensão criminosa de Jabba. Mas além de deleitar os fãs com versões mais aprofundadas de personagens clássicos, os novos filmes têm uma importância crucial para a trilogia em andamento: eles podem trazer novidades sobre o passado de certos personagens que não foram mencionadas na teoria clássica. E isso, por exemplo, quer dizer que o filme sobre a juventude de Han Solo possa trazer alguma informação sobre o personagem para ser utilizada no longínquo Episódio IX. Ou, mais especificamente, em relação a Darth Vader em Rogue One, algo que já foi anunciado pela Lucasfilm.

A partir daqui começam as especulações e notícias levantadas por blogs que cobrem cinema e o mundo de Guerra nas Estrelas que podem ser consideradas spoilers. Sabe-se muito pouco sobre o filme que está sendo dirigido por Gareth Edwards (o mesmo diretor de Godzilla, de 2014), mas alguns fãs podem não curtir saber das surpresas, mesmo que elas sejam pura especulação. Por isso, se não quiser saber, pare de ler o texto a partir daqui.

Rogue One se passa antes dos acontecimentos no Episódio IV e mostra como os rebeldes conseguiram os planos da Estrela da Morte para destruí-la no filme que nos apresenta a Luke Skywalker. O filme parte de uma premissa que passa quase como um detalhe no Episódio IV, quando, no letreiro de apresentação, há uma menção a "espiões rebeldes". A produção tenta mostrar que classe de profissional é essa – quem são esses espiões rebeldes? Como eles agem? Como se diferenciam dos soldados e pilotos?

E uma das especulações é que Rogue One apresente a primeira vez em que Darth Vader aparece em público depois de sua transformação no final do Episódio III. Mais do que isso, seria a primeira vez que os Rebeldes ouvem falar do novo vilão – além de experimentarem em primeira mão sua maldade, algo que não foi visto em nenhum filme até hoje. O Darth Vader que conhecemos é um cavaleiro frio que usa a Força para lidar com seus subordinados e seu sabre de luz em encontros célebres. Mas o blog Making Star Wars conta que storyboards do novo filme descrevem o personagem em pleno campo de batalha e em uma versão ainda mais cruel – cortando cabeças, braços e pernas de soldados rebeldes, erguendo corpos com a Força para servir de escudo. Em tempos de séries pesadas como Game of Thrones e Walking Dead não é tão absurdo pensar num Darth Vader ainda mais violento. Talvez não tanto, pois é bem provável que a Lucasfilm queira manter a censura livre neste filme também.

O mesmo blog ainda conta que o lendário ator James Earl Jones teria sido convidado para fazer a voz de seu personagem mais popular, o que seria uma cartada certeira. E o blog ainda especula que outro vilão também pode aparecer no novo filme – o pérfido superior de Vader Wilhuff Tarkin, vivido por Peter Cushing no filme original (que morreu em 1994).

E o blog JoBlo traz informações (e fotos) sobre três tipos diferentes de stormtroopers (incluindo uma linhagem inteiramente negra), um dróide que pode roubar as cenas entre o time de espiões, novos designs para os clássicos veículos AT-AT (os andadores) e Tie Fighters, e de um possível personagem chamado "Cashyn" (ou alguma variante disso – "Kashyn", "Cashen"), além de confirmar que o papel de Darth Vader é ainda maior do que poderiam ter especulado anteriormente.

Rogue One – A Star Wars Story, estreia em dezembro deste ano – e até lá vamos ter ainda mais especulações sobre o filme, que ainda não tem trailer, pôster, nada. Isso sem contar ainda mais especulações sobre o Episódio VIII, que só vai ser lançado no final do ano que vem. Não é ótimo saber que teremos pelo menos dois anos para ficar cogitando histórias sobre nossos personagens favoritos?

Já disse isso e repito: que época para se viver!

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias