Topo

Os detalhes que você não percebeu no trailer de "O Despertar da Força"

Alexandre Matias

20/10/2015 12h11

A essa altura da terça-feira você já deve ter visto umas dez vezes o novo trailer do Episódio VII de Guerra nas Estrelas, que passou ontem à meia-noite na ESPN (inclusive no Brasil), e em seguida apareceu online. Mas além de Leia, de Finn empunhando o sabre de luz frente a Kylo Ren, dos lens flare de J.J. Abrams e do fato da saga original ter sido esquecida, o que mais rolou no trailer que passou despercebido? Vamos ver mais uma vez?

Trailer oficial de "Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força"

Começando a dissecar o trailer, a primeira imagem que vemos é esta:

star-wars-force-01

Rey entra no que parece ser um cruzado imperial vestida com um traje próprio para o deserto usando uma máscara que parece ter sido feita a partir dos óculos de um capacete de um stormtrooper original.

star-wars-force-02

Ouvimos a voz que parece ser do personagem de Lupita Nyong'o, a pirata Maz Kanata. Isso não quer dizer que esse encontro ocorra dentro dos destroços da velha nave imperial, a voz é apenas utilizada para nos apresentar à nova personagem, Rey. O fato de ela ser o primeiro personagem a ser exibido vem reforçar que ela pode ser a grande protagonista desta nova trilogia e não Finn, como muitos supunham.

rey

O que nos leva a uma das grandes questões deste trailer: quem é Rey? Sabemos que ela vive recuperando ferro velho para vender, mas não sabemos o envolvimento que ela tem com a saga. Ela encontra-se com Finn ainda no início do filme, em seu planeta natal Jakku. Mas será que ela é uma Skywalker?

rey1

As cenas da personagem, principalmente seu diálogo inicial, neste trailer remetem muito à sensação de não-pertencimento que Luke Skywalker tinha antes de sair de Tatooine, no Episódio IV.

Aí vemos Finn.

star-wars-force-03

E pela primeira vez o vemos retirando o capacete de Stormtrooper, o que nos leva a crer ainda mais que ele é um soldado fugitivo – e não que esteja se disfarçando, como alguns cogitavam. A cena da queda de um caça TIE no planeta é outro indício que ele trabalhava para a Primeira Ordem (a iniciativa que substituiu a queda do Império).

finn

Ele cai no planeta Jakku e vaga pelo deserto até encontrar o que parece ser a vila que Rey mora, no detalhe abaixo. Mas ele caiu depois de uma luta e abandonou seu cargo após perceber que estava do lado errado ou desertou antes de ser abatido – e por isso mesmo foi caçado?

star-wars-force-04

Depois somos mais uma vez apresentados ao vilão Kylo Ren, que aparece pela primeira vez usando um capacete bem parecido com o de Darth Vader. Ele fala em "terminar o que você começou" logo que o capacete de Vader entra em cena, como se estivesse disposto a retomar os planos do Império. A assinatura visual de J.J. Abrams – o brilho distorcido que toma conta da tela que é conhecido por "lens flare" em inglês – invade o campo de visão de Ren, mas…

star-wars-force-05

…de onde vem esse brilho?

starkiller

Será o brilho do chamado Starkiller, a grande arma deste filme que apareceu de relance no pôster oficial, divulgado no domingo?

starkillerbase

Também vemos a máscara de Kylo Ren pela primeira vez de frente – e perceba que ela está gasta como se também já tivesse sido usada… Será que Ren é um caçador de relíquias do Império que quer voltar aos "bons tempos da ditadura"?

star-wars-force-06

No trailer também vemos Ren usando a Força ao erguer a mão em direção a câmera em uma cena que já havíamos visto, mas não sabíamos que ele estava torturando Poe Dameron, provavelmente o melhor piloto de caças X-Wing.

star-wars-force-07

Na cena de tortura, Poe parece ver um planeta inteiro sendo dizimado. Será que Kylo Ren está criando alucinações para assustá-lo ou mostrará o potencial de destruição da nova arma?

star-wars-force-08

Também vemos a Falcon Millenium e… atenção, reparos e mudanças no acabamento da nave de Han Solo foram feitos!

star-wars-force-09

Han Solo surge quase avesso ao seu personagem original: mais velho e sereno, não faz piadinhas nem banca o durão. E parece assumir um papel que já foi de Obi-Wan Kenobi…

star-wars-force-10

Nesta cena ele explica que "O lado escuro… Os Jedi… É tudo verdade", como se as histórias da saga original fossem apenas lendas. Ele conta isso para Finn e Rey em frente a um holograma do universo conhecido.

star-wars-force-11

E vemos a nave de Han Solo entrar na hipervelocidade.

star-wars-force-12

Um take bem parecido com a alta velocidade que J.J. Abrams criou para os novos Jornada nas Estrelas, veja:

jj-enterprise

Depois vemos o "exército" de Kylo Ren – e ele parece mais um grupo de guerreiros mercenários (algo me lembrou os cavaleiros templários) do que uma tropa de soldados.

star-wars-force-13

Também vemos como a nova Aliança Rebelde vem conseguindo abater as bases da Primeira Ordem…

star-wars-force-14

Em uma cena antes de um ataque, Poe Dameron cumprimenta Finn como se ele tivesse feito algo fora do comum. Finn não parece feliz com o cumprimento.

star-wars-force-15

A primeira vez que vemos um X-Wing caçando um TIE fighter: repararam que é um X-Wing preto?

star-wars-force-16

E esse palácio para onde Han Solo conduz Finn, Rey (ela está ali, repare) e o robô BB8? Aposto que é onde encontram Maz Kanata. E repare, pela grama, que não é em Jakku. É provavelmente para onde eles vão com a Millenium Falcon após a cena de batalha no planeta desértico.

star-wars-force-17

E eis uma explicação para que a Capitã Phasma tenha sua armadura prateada: motivos para J.J. Abrams gastar seu lens flare sem culpa!

star-wars-force-18

Repararam que nesta cena Rey está chorando próxima a algo que parece ser o cadáver de alguém? Será que Han Solo morre? Isso seria devastador não apenas para os novos personagens, mas para duas gerações inteiras de fãs.

star-wars-force-19

A cena em que Han Solo, Finn e Chewbacca são repreendidos guarda um segredo: eles não foram presos, afinal estão baixando as mãos logo depois de serem desarmados.

chewie

Há uma especulação que a arma Starkiller (curiosidade – sabiam que este era o sobrenome original de Luke, nos primeiros rascunhos do filme?) não é uma nave do tamanho de um planeta – e sim um planeta que foi transformado em arma. Será que é um planeta gelado como Hoth? Porque se for, repare nesta trincheira que aparece no chão nesta cena de batalha.

star-wars-force-21

Será que vamos rever uma cena parecida com o final do Episódio IV?

star-wars-force-22

E se Rey chorou daquele jeito na cena anterior, ela pode ter canalizado toda sua tristeza em raiva. E sabemos que a raiva é o caminho para o Lado Negro…

star-wars-force-23

Duas cenas rápidas, que se você piscar nem percebe no trailer: a Falcon Millenium em chamas e uma base imperial (ou da Primeira Ordem) sendo destruída.

star-wars-force-24

E depois vemos Leia pela primeira vez. Ela está saudosa da Han Solo num reencontro ou lamenta alguma perda ao lado do velho companheiro?

star-wars-force-25

O trailer termina com Kylo Ren enfrentando Finn, que empunha o sabre de luz azul. Mas algo me diz que ele não vai ser o Jedi da vez…

star-wars-force-26

E assim termina o novo trailer!

star-wars-force-27

Vamos ver de novo?

Trailer oficial de "Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força"

E aí, faltou algo? O que mais eu não vi?

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias