Topo

"Onde Invadir Agora" é o novo documentário de Michael Moore

Alexandre Matias

11/09/2015 21h20

where_to_invade_next

Há seis anos afastado dos cinemas (seu último filme foi Capitalismo: Uma História de Amor, de 2009), o documentarista Michael Moore volta à ativa este ano com mais um libelo sobre a influência norte-americana na política global – mas para mostrar como esta aprisiona o próprio cidadão dos EUA.

O filme Where to Invade Next (Onde Invadir Agora) foi exibido pela primeira vez no Toronto International Film Festival esta semana e acompanha a visita de Moore – o invasor americano – a diferentes países do mundo comparando as diferentes políticas internas destes países com a dos Estados Unidos – desde merendas escolares aos sistemas carcerários, passando pela política sobre o uso de drogas e universidades gratuitas. Ele pega o gancho de seu excelente Sicko – $O$ Saúde, de 2007, que comparava o sistema de saúde dos EUA com o de outros países do mundo, e leva para outras diferentes esferas da política. As reações à primeira exibição do filem foram positivas.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias