Topo

Radiohead no estúdio... com uma orquestra!

Alexandre Matias

07/09/2015 11h28

O Radiohead está desde o final do ano passado em estúdio e depois de uma pausa no meio do primeiro semestre, o grupo agora parece estar chegando aos finalmentes do processo de gravação de seu nono disco, ainda sem título. Como de hábito, há poucas informações sobre o processo de gravação do disco, entre elas a possibilidade do registro da faixa "Lift", que a banda toca ao vivo desde 1996 (confirmado pelo guitarrista Jonny Greenwood em entrevista ao site holandês 3voor12) e que a banda estaria possivelmente trabalhando com outros músicos, como deu a entender o baterista Philip Selway em entrevista à Press Association: "Por muito tempo nós só tocamos exclusivamente com nós mesmos e isso nos levou para bem longe, por isso acho que de álbum em álbum você tem que se forçar para além de sua zona de conforto." O baterista também brincou que a banda tem "déficit de atenção", ao explicar o tempo que vem gastando em estúdio.

A mais recente novidade é que o compositor Robert Ziegler, que trabalhou com o grupo em seu último disco, The King of Limbs (de 2011), twittou fotos de uma gravação com a banda em que ele registrou também uma orquestra pronta para começar a tocar. Será um indício para os rumos que o disco pode tomar?

radiohead-1

radiohead-2

radiohead-3

Na mesma entrevista à Press Association, Selway disse que a banda está quase finalizando seu novo disco. E como desde 2007 o Radiohead lança discos sem maiores avisos, podemos esperar um novo disco do grupo inglês a qualquer momento até o fim do ano.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias