Topo

Danny Boyle confirma "Trainspotting 2" com o elenco original

Alexandre Matias

07/09/2015 18h11

Depois de muito boato e especulação, o próprio diretor Danny Boyle confirmou que seu próximo projeto é a continuação do filme Trainspotting, um dos grandes cult movies dos anos 90, que lançou sua carreira para o grande público em 1996. "Todos os quatro protagonistas querem fazer", o diretor inglês confirmou ao site Deadline em um evento de divulgação de seu filme mais recente, a cinebiografia de Steve Jobs, que conta com Michael Fassbender no papel do pai da Apple. "Agora é só uma questão de alinhar as agendas, que é complicado pois dois deles estão fazendo seriados norte-americanos." Boyle se refere aos trabalhos de Jonny Lee Miller, que atua como Sherlock Holmes na versão americana do seriado, Elementary, e Robert Carlyle, que faz parte do elenco da série Era Uma Vez.

Além dos dois, que viviam, respectivamente, o malandro Sick Boy e o briguento Begbie, o filme ainda contará com Ewan McGregor (novamente como o principal protagonista, o viciado Renton) e Ewen Bremner (que volta ao papel do nerd Spud). Trainspotting conta a história de cinco amigos que vêm sua vida ser virada do avesso pelo vício em heroína, vivendo situações trágicas e cômicas, quase sempre com uma trilha sonora impecável. O filme lançou internacionalmente as carreiras de Boyle e McGregor e é baseado no clássico cult do escritor escocês Irvine Welsh, que também atua no filme.

A continuação de Trainspotting vem sendo especulada há pelo menos quinze anos, principalmente após Welsh ter escrito em 2002 a continuação da história de seus personagens originais, dez anos depois dos fatos do primeiro livro. No livro Pornô (que foi lançado no Brasil em 2006 pela editora Rocco), Sick Boy abandonou as drogas e começa a enveredar pela indústria pornográfica, com o apoio de Renton, que agora é dono de uma casa noturna em Amsterdã. Spud entrou em depressão e Begbie está prestes a sair da cadeia. Não há confirmação se a sequência que irá ser filmada se baseará neste livro ou se contará outras histórias daqueles personagens.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias