Topo

Com a nova temporada de "Agents of S.H.I.E.L.D.", começa a fase 3 da Marvel

Alexandre Matias

06/09/2015 17h45

agentsofshield3

A fase 2 da Marvel terminou com o simpático e quase infantil Homem Formiga, mas tudo indica que a fase 3 não terá tempo para trivialidades. E se Guerra Civil, o terceiro filme do Capitão América, só dá início a esta nova fase nos cinemas daqui a um semestre, na televisão a fase 3 começa junto com a terceira temporada do seriado Agents of S.H.I.E.L.D., que o estúdio de cinema produz em parceria com a emissora ABC. O trailer da nova temporada, que estreia no dia 29 deste mês, no Estados Unidos, acaba de aparecer online e promete uma safra de episódios bem diferente das duas primeiras. Veja só:

O seriado Agents of S.H.I.E.L.D. estreou na mesma época em que a primeira fase da saga Marvel no cinema chegou ao fim, quando os super-heróis que hoje conhecemos como Vingadores se juntaram pela primeira em uma ação coletiva na telona. Ao unir as pontas dos filmes solo do Homem de Ferro, Hulk, Capitão América e Thor, o estúdio Marvel concluiu a saga com um longa metragem que concluía a transposição da narrativa dos quadrinhos para o cinema. Como nas revistas em quadrinhos, poderíamos acompanhar as histórias de apenas um herói e depois ver como ele se comportaria quando encontrasse com outros personagens, de outros filmes.

A produção de Agents of S.H.I.E.L.D. levava esse experimento para uma nova etapa, fazendo o público acompanhar na TV histórias que também estavam sendo contadas nos filmes. Assim, assistimos ao fim da agência de inteligência S.H.I.E.L.D. e como ela se tornou uma organização clandestina em um seriado cujo tom de suas duas temporadas puxava mais para histórias de espionagem do que de super-herói.

Até que, no meio da segunda temporada, descobrimos como Nick Fury (vivido por Samuel L. Jackson), o principal agente da S.H.I.E.L.D., conseguiu ressuscitar o agente Coulson (interpretado por Clark Gregg), o protagonista do seriado, e como essa ressurreição está ligada tanto aos alienígenas que atacaram Nova York no primeiro filme dos Vingadores quanto ao desenvolvimento de superpoderes em seres humanos comuns. A segunda metade da segunda temporada começou a anunciar que uma nova espécie humana estava em formação – e que eles estavam trabalhando juntos sob o codinome de Inumanos.

Os Inumanos também são protagonistas do filme de mesmo nome que a Marvel irá lançar só em 2019, no último capítulo da fase 3 que irá inaugurar no ano que vem – ou, se contarmos as séries, no final deste mês. Até lá, teremos nove filmes da Marvel: Guerra Civil e Doutor Estranho no ano que vem, o segundo Guardiões das Galáxias e o terceiro Thor, além de um possível filme do Homem Aranha, em 2017, a primeira parte do terceiro Vingadores e o filme do Pantera Negra e o da Capitã Marvel em 2018, concluidno com a segunda parte do terceiro Vingadores em 2019. Tudo isso antes da apresentação definitiva dos Inumanos, que deve chegar aos cinemas em julho de 2019.

Mas como Agents of S.H.I.E.L.D. já nos apresentou a estes personagens, ainda em estágio inicial, é bem possível que a série deixe a espionagem em segundo plano e comece a lidar com personagens com superpoderes, contando histórias de heróis que podem inclusive começar a aparecer nos filmes. E pelo tom desse trailer, a série deve ficar ainda mais barra pesada…

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias