Topo

Começam a aparecer os novos brinquedos de "Guerra nas Estrelas"

Alexandre Matias

03/09/2015 11h05

bb8-01

A trilogia original da saga Guerra nas Estrelas, realizada na virada dos anos 70 para os anos 80, foi responsável por criar o conceito de blockbuster para o cinema e salvar Hollywood de uma decadência comercial que se arrastava desde os anos 60. E um dos golpes de mestre de seu criador, George Lucas, foi se assegurar que ele seria o detentor dos lucros relacionados à venda de todos os produtos que pudessem ser feitos com sua marca. O estúdio Fox, detentor original destes direitos, não via futuro nesse tipo de produto e abriu mão de uma verdadeira fortuna – que também foi responsável pela infantilização definitiva da série, quando, no terceiro filme da trilogia original, George Lucas criou os ursinhos Ewoks pensando especificamente no sucesso que os brinquedos inspirados naqueles bichinhos fariam. Essa mesma lógica foi responsável por arruinar a trilogia feita 20 anos depois, quando veículos, naves, personagens e armas pareciam ter sido projetadas para virar brinquedos, em vez de serem feitas para funcionar no filme.

E parece que isso começa a ser corrigido na nova trilogia, que estreia no final do ano. Podemos perceber isso com o anúncio dos novos brinquedos da série, que foi feito nesta quarta-feira ao vivo pelo YouTube – e hoje os detalhes começam a ser revelados com mais detalhes. Um dos brinquedos que mais chamou atenção foi a réplica para o robô esférico BB8, sensação desde o primeiro teaser do novo filme. Veja abaixo o vídeo que o blog de tecnologia TechCrunch fez para a versão portátil para o robôzinho:

O brinquedo BB8 é fabricado pela empresa Sphero, que desenvolve brinquedos educativos que funcionam a partir de aplicativos instalados no celular. O novo robôzinho pode ser controlado remotamente usando aplicativos tanto para iPhone quanto para Android, que ainda conta com um sistema de mensagens em vídeo pelo app que replica o efeito do holograma 3D da série usando recursos de realidade aumentada. Abaixo mais algumas imagens do brinquedo, que pode se tornar o grande hit deste natal, quando o filme for lançado.

bb8-02

bb8-03

bb8-14

bb8-13

bb8-12

bb8-11

bb8-10

bb8-09

bb8-08

bb8-07

bb8-06

bb8-05

bb8-04

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias