Topo

J.J. Abrams confirma: não há midi-chlorians no novo Guerra nas Estrelas

Alexandre Matias

24/08/2015 22h34

midi-chlorians

Em rápida entrevista à MTV, o diretor do próximo filme de Guerra nas Estrelas J.J. Abrams garantiu que não há menções aos infames midi-chlorians que George Lucas inventou para justificar a existência da Força quando resolveu contar a primeira parte da saga dos Skywalkers.

Um dos principais elementos da história dos Jedi, a Força equilibra-se entre a ciência, a filosofia e a religião, e é o elemento que determina a possibilidade de uma pessoa comum poder ter acesso a um superpoder oculto e ancestral. Mas quando George Lucas resolveu filmar os três primeiros episódios contando a infância e adolescência do jovem Anakin Skywalker – que depois se transformaria em Darth Vader -, ele logo preferiu traduzir o argumento quase espiritual da Força em uma explicação científica bem meia boca: a Força, na verdade, era produzida por microorganismos inteligentes que estavam presentes nas células de todos os seres vivos, os midichlorians! A alta taxa que midichlorians indicariam uma propensão à Força.

Ao explicar cientificamente algo que era conhecido por seu mistério, Lucas aumentou consideravelmente a lista de gafes e tiros no pé que deu na mitologia da saga, algo que J.J. Abrams deve estar estudando minuciosamente para não cometer no Episódio VII, que estreia no fim do ano. A resposta seca ao repórter da MTV é mais do que benvinda.

O lado ruim é que diretor também confirmou que o filme novo não faz nenhuma referência ou conexão com o Especial de Natal Guerra nas Estrelas. Uma piada em cima da maior infâmia ja feita por George Lucas com sua própria franquia, feita para a TV no primeiro ano de sucesso da série. Se você não sabe do que eu estou falando, veja o vídeo abaixo por sua conta e risco (mas não desligue antes de ver a família do Chewbacca e a Princesa Leia cantar a música tema):


The Star Wars Holiday Special por kryptofreak

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias