Topo

A nova temporada de "Twin Peaks" começa a ser filmada no mês que vem

Alexandre Matias

17/08/2015 17h32

twinpeaks

A volta de Twin Peaks foi Um dos principais acontecimentos do evento da Television Critics Association que aconteceu na semana passada em Los Angeles, nos EUA (o mesmo evento em que foi revelado que o livro de memórias de Patti Smith, Só Garotos, deve virar série). O seminal seriado de David Lynch teve apenas duas temporadas no início dos anos 90, mas foi o suficiente para mudar o curso da história da televisão, dando o primeiro empurrão rumo a esta nova era de ouro das séries de TV que vivemos atualmente.

Misturando excessos de normalidade e esquisitice sem precisar anunciar a separação entre os dois, a série de David Lynch foi um dos primeiros programas de TV a almejar qualidades mais celebradas no cinema do que na televisão àquela época, como autoria, preocupação estética, ousadia, fotografia e direção de arte. Como Lynch ainda era visto como um diretor experimental de cinema, não foi estranho vê-lo envolvido com um seriado, o que era considerado menor para quem já trabalhava em Hollywood. Partindo da premissa básica de um seriado policial – o assassinato de uma garota numa cidadezinha do interior dos EUA e a subsequente investigação feita por um agente do FBI -, a série lentamente distorceu os padrões de realidade ao transgredir as fronteiras de gêneros, deixando público e crítica boquiaberto com aquela mistura de sexo, segredos, surrealismo, mentiras, nonsense e mágica. O seriado foi abandonado com a promessa de que "nos reencontraríamos em 25 anos" e no final do ano passado o canal Showtime anunciou que a série voltaria no ano que vem.

Mas as coisas não são fáceis quando o assunto é David Lynch e o diretor saiu da produção logo que viu que não teria orçamento para fazer a série como gostaria – o que provocou uma reação online de todo o elenco da série original, lamentando sua saída. O anúncio no evento da semana passado, no entanto, enterrou todas as dúvidas em relação ao futuro da série não apenas ao confirmar a volta de David Lynch – ao lado do parceiro Mark Frost – ao comando do projeto, que teria sido adiado para 2017. Mas a volta do diretor à série não só adiantou o cronograma de produção como fez a data de relançamento voltar ao 2016 original, cravando exatamente os 25 anos prometidos no fim da segunda temporada.

Assim, Twin Peaks começa a ser gravada a partir do próximo mês como um longo filme. Seu roteiro já está escrito e toda a série deverá ser dirigida por David Lynch. O plano original falava em nove episódios e a primeira rusga do diretor com o canal foi em relação a quanto ele poderia gastar por episódio para contar a história que queria. "Eu nunca tive dúvidas que o traríamos de volta, Twin Peaks é uma prioridade enorme pra gente", disse o presidente da Showtime Networks David Nevins ao site Deadline, "tornou-se claro que levaria mais do que nove episódios, que nós havíamos planejado e orçado. Tínhamos que resolver isso. Lynch queria dirigir todos os episódios e nós queríamos que ele dirigisse todos os episódios. Estamos querendo estar em ótima forma." E disse que não irá pressionar Lynch: "Vamos pegá-la quando ela estiver pronta. Espero que mais cedo do que mais tarde."

O presidente da emissora não comentou sobre o elenco da série além da confirmação de Kyle MacLachlan, o agente Cooper da série original, mas garantiu que alguns atores da versão original estarão no seriado, além de "algumas supresas."

Vamos torcer pra que Lynch não demore demais!

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias