Topo

Polêmico filme de Jerry Lewis sobre o Holocausto será liberado em 10 anos

Alexandre Matias

10/08/2015 22h24

1972_day_the_clown_cried

Jerry Lewis, campeão da Sessão da Tarde no Brasil, já foi o rei da comédia norte-americana, mas à medida em que foi ganhando poder e fama, perdeu a mão em projetos ousados que não tiveram o mesmo impacto de antes com o público. Mas nenhum de seus filmes foi tão longe quanto The Day The Clown Cried, em português, O Dia em que o Palhaço Chorou, que seria lançado em 1972 mas foi engavetado por seu autor gerando muita polêmica.

O motivo da suspensão do lançamento teria sido o tom desagradável do filme, em que Jerry Lewis interpreta um palhaço alemão capturado pela Gestapo na época da Segunda Guerra Mundial por fazer paródias de Hitler e que é salvo para cumprir uma função mórbida nos campos de concentração: atrair crianças judias para as câmaras de gás que as matariam em seguida. Só essa bisonha sinopse já seria motivo para cogitar-se a simples produção deste filme, mas o resultado final parece ser ainda mais infame devido a um humor politicamente incorreto que o próprio Lewis envergonhou-se após a produção, embora ele ainda comente ter algum orgulho sobre o filme em relação à sua ousadia.

Trancafiado no cofre de seu autor, O Dia em que o Palhaço Chorou poderá ser visto em dez anos, que é o tempo de embargo que Jerry Lewis estabeleceu para tornar pública a cópia do filme que doou junto com toda sua filmografia à Biblioteca do Congresso norte-americano. Há poucas imagens do filme que se tornaram públicas, entre elas estas cenas abaixo, reveladas há dois anos:

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias