Topo

Adolescente encontra fotos do primeiro show do Nirvana, realizado em 1987

Alexandre Matias

25/07/2015 22h41

nirvana-1987

A adolescente norte-americana Maggie Poukkula, de 19 anos, saltou de anônima a nota de rodapé da história dos anos 90 ao resgatar fotos antigas do tempo em que seu pai tocou com uma banda de rock. O show caseiro seria uma mera lembrança familiar curiosa não fosse o fato de que o show era o primeiro show de uma certa banda de Seattle chamada Nirvana, com Kurt Cobain e Krist Novoselic na formação.

O ano era 1987 e Tony Poukkula, que era conhecido de Kurt Cobain, sabia que a nova banda do amigo estava procurando um lugar para fazer seu primeiro show. Assim, cedeu o porão da sua casa na minúscula cidade litorânea Raymond, no estado de Washington, nos EUA, perto de Seattle. A banda, que ainda contava com o baterista Aaron Burckhard, fez sua primeira apresentação na casa do amigo e como retribuição, deixou Tony tocar duas músicas do Led Zeppelin com eles.

Quase duas décadas depois, a filha de Tony, Maggie, encontrou as fotos daquele show e postou-as como uma curiosidade pessoal em sua conta no Twitter – o que a transformou em uma microcelebridade nos últimos dias. Motivados pelo recente interesse do Nirvana devido à sua recém-lançada biografia Montage of Heck, veículos de todos os países procuraram Maggie para que ela contasse sua história. E não demorou a comemorar por ter "quebrado a internet e entrou pra história da música" devido ao interesse fulminante por ela e por seu pai, que deram entrevistas para sites, jornais e emissoras de TV sobre o achado.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias