Topo

E se Paul McCartney compusesse a música da volta do Oasis?

Alexandre Matias

01/06/2015 10h13

oasis-supersonic

Enquanto o revival dos anos 80 está a pleno vapor com pérolas como Kung Fury, o dos anos 90 caminha quase que na paralela, meio que arredio com a própria possibilidade de voltar. O novo disco do Blur é um bom exemplo disso, como um disco que foi gravado quase por acaso e aclamado como um dos discos do ano antes de ser lançado oficialmente (outro dia eu escrevo melhor sobre isso).

Outro bom exemplo de negação é o vai-não-vai que aproxima os irmãos Gallagher e antecipa a volta do Oasis. Os irmãos já baixaram a guarda e voltaram a se falar, mas o retorno da banda ainda não é uma realidade para nenhum dos dois, embora ela seja inconscientemente inevitável. Num dia, Noel convida Liam para circular com uma credencial all-access pelos bastidores de seu show solo e o caçula posta todo orgulhoso em sua conta no Twitter:

("Tudo em família", diz o tweet)

Noutro dia, depois de ouvir boatos que Noel reformaria a banda sem ele, usa a mesma rede social para descer a lenha:

("Vi que Noel Katie Hopkins Gallagher vai levantar sua bunda preguiçsa de novo e lustrar seu SAXAFONE haha", ironizou)

Contudo, uma volta do Oasis é tão inevitável (eles são irmãos, pô!) que nem Paul McCartney se aguentou e, há duas semanas, disse, em uma sessão de perguntas para fãs do Japão, que os irmãos Gallagher deveriam voltar a fazer música.

"Eu não sei se eles irão fazer as pazes. Seria bom, porque acho que todo mundo gosta de irmãos que gostam de si mesmo – e fazem as pazes. É uma pena, porque eles são muito bons juntos. Como muitos irmãos, eles são doidos. Mas seria bom se eles voltassem. Meu conselho para eles? Voltem a se juntar e a fazer boa música. Mas eles têm de querer fazer isso. Acho que muita gente gostaria que eles fizessem isso. Eles são caras legais!"

O conselho ecoou a provocação que o próprio Noel fez ao serviço de streaming de Jay Z, mas o ex-guitarrista é conhecido por não levar desaforo pra casa e já começou uma entrevista à seção de música do site Yahoo respondendo à provocação:

"Olha, fala pra ele que se ele escrever nosso single de volta, eu topo. Fale pra ele compor uma música para o Oasis e nós conversamos. Queria só dizer isso."

Agora a bola está com o Paul. Será que ele topa?

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias