Topo

Alguém percebeu a referência a Guerra nas Estrelas na Fase 2 da Marvel?

Alexandre Matias

23/04/2015 12h20

yoda-hulk

Animados para assistir ao segundo filme dos Vingadores? Então aí vai algo para você prestar atenção no filme que estreia esta semana e pode bater todos os recordes de bilheteria da história. Só há spoiler – e de leve – se você não viu nenhum filme da fase 2 da Marvel. Mas se você já assistiu ao terceiro Homem de Ferro, ao segundo Thor, ao segundo Capitão América e ao primeiro Guardião das Galáxias, pode ler o texto abaixo numa boa.

Em entrevista ao site Cinemablend, o presidente da Marvel Kevin Feige revelou um padrão que se repete em todos os filmes desta segunda fase – e um padrão em homenagem a Guerra nas Estrelas. Veja só:

"Isso acontece em todo filme de Guerra nas Estrelas, mas eu estava observando e pensei: 'Tá bom, será que a Fase 2 é o nosso Império Contra-Ataca?' Na verdade não, mas o tom das coisas é um pouco diferente. Alguém perde um braço em cada filme da Fase 2. Em cada um deles."

Você nunca tinha reparado nisso? Quase todo Episódio de Guerra nas Estrelas pelo menos um personagem tem a mão ou o braço decepado. Vamos recapitular rapidamente:

• No Episódio IV, o primeiro filme da saga, quem perde o braço pela primeira vez é o robô C3PO, ao ser desmontado pelo Povo da Areia e na cantina Mos Eisley Obi-Wan Kenobi decepa o braço de um alienígena;
• No Episódio V, claro, quem perde a mão é Luke Skywalker, numa das cenas mais épicas da saga. Antes disso, no início do filme, Luke havia decepado um braço do monstro Wampa no planeta gelado Hoth;
• No Episódio VI é a vez do troco de Luke, que corta a mão de Darth Vader.

Na trilogia nova, no entanto, só dois filmes apresentam essa marca;

• No Episódio I não há braços cortados, o que significa que ele não pertence à saga de verdade (brinks);
• No Episódio II, o Conde Dokan (ou Dooku no original) decepa o braço de Anakin Skywalker em um duelo clássico. Obi-Wan Kenobi também corta o braço da guerreira Zam Wessell em uma briga de bar;
• O Episódio III tem mais braços cortados do que todo o resto da série: Anakin corta as duas mãos de Dokan, Obi-Wan corta os dois braços do General Grievous, Anakin corta a mão de Mace Windu e, finalmente, Obi-Wan corta o braço humano que restava de Anakin.

E quais são os braços cortados na Fase 2 da Marvel? Vamos recapitular:

• Homem de Ferro 3: Tony Stark decepa o braço de Aldrich Killian quase no final do filme;
• Thor 2: Loki corta a mão de Thor em um sonho;
• Capitão América 2: Bucky teve seu braço amputado antes de tornar-se o Soldado Invernal
• Guardiões da Galáxia: Gamora corta os dois braços de Groot na primeira vez que se encontram.

Confira esse vídeo feito pelo Cinemablend para lembrar destas cenas:

Ou seja: dá pra dizer que alguém perde o braço em Vingadores: A Era de Ultron (que eu já sei quem é, mas não vou contar) e em Homem-Formiga, o filme que encerra essa fase da Marvel.

Até o fim de semana eu volto a falar mais sobre o segundo filme dos Vingadores. O filme é ótimo, mas não supera o original.

Sobre o Autor

Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há mais de duas décadas e sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), desde 1995 (@trabalhosujo nas rede sociais). É curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra, do ciclo de debates Spotify Talks, colunista da revista Caros Amigos, e produtor da festa Noites Trabalho Sujo.

Sobre o Blog

A cultura do século 21 é muito mais ampla que a cultura pop, a vida digital ou o mercado de massas. Inclui comportamento, hypes, ciência, nostalgia e tecnologia traduzidos diariamente em livros, discos, sites, revistas, blogs, HQs, séries, filmes e programas de TV. Um lugar para discussões aprofundadas, paralelos entre diferentes áreas e velhos assuntos à tona, tudo ao mesmo tempo.

Blog do Matias